Confira como foi a manhã do Kairós Social na Canção Nova

Aconteceu, na manhã de domingo (01/09), na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), um Kairós especial na área social, cujo tema foi: “Vinde, benditos de meu Pai!” (Mt 25,34).

O encontro teve início com cânticos e orações. Logo após, o missionário Pablo de Melo, membro da comunidade e responsável pelo setor de análises clínicas do Posto Médico Padre Pio (uma das unidades da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova), pregou sobre a necessidade de cultivarmos a docilidade de coração, pois a mesma favorece uma experiência pessoal com o amor de Deus que, por sua vez, nos impulsiona em direção ao próximo por gestos concretos de caridade.

A passagem bíblica utilizada durante a pregação foi a de Mateus 25, 31-46, na qual Jesus fala sobre a Sua segunda vinda e a separação que acontecerá entre ovelhas (justos) e cabritos (injustos). No critério desse julgamento, o próprio Senhor descreve ao afirmar: “Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar” (Mt 25,35-36).

Pablo de Melo também citou o início da Carta Encíclica escrita pelo Papa Emérito Bento XVI, "Caritas in Veritate", que diz: A caridade na verdade, que Jesus Cristo testemunhou com a sua vida terrena e sobretudo com a sua morte e ressurreição, é a força propulsora principal para o verdadeiro desenvolvimento de cada pessoa e da humanidade inteira. O amor — « caritas » — é uma força extraordinária, que impele as pessoas a comprometerem-se, com coragem e generosidade, no campo da justiça e da paz. É uma força que tem a sua origem em Deus, Amor eterno e Verdade absoluta.

O missionário Pablo de Melo prega na Canção Nova
Foto: Fotos CN/ Daniel Machado

“Sendo esta força que tem a sua origem em Deus, a caridade leva o ser humano a também se fazer dom ao próximo e, assim, ter o que oferecer para o bem comum”, afirmou o missionário.

Concluindo a pregação, Pablo de Melo deu um emocionante testemunho familiar, falando sobre sua avó que tem Alzheimer e, após o testemunho, fez a todos o seguinte questionamento: “Onde, na sua vida, Deus o chama a viver esse amor de doação?”

:: Ouça o testemunho de Pablo de Melo

Após o intervalo, a missionária Cristiane de Souza, membro da comunidade Canção Nova e enfermeira no Posto Médico Padre Pio, pregou sobre o tema: “Renunciar-se a si mesmo para cuidar do outro por amor”. Durante sua pregação, Cristiane convidou a todos para que dessem uma resposta diferente ao próximo.

“Não podemos dar qualquer coisa ao outro. O atendimento ao povo precisa ser de qualidade, porque a pessoa é o mais importante. E o que podemos dar de maior qualidade a quem se aproxima da gente? Jesus Cristo!”, afirmou a missionária.

Cristiane aproveitou para agradecer aos sócios da Canção Nova que sustentam essa Obra de Evangelização – e toda a Rede de Desenvolvimento Social – por meio de sua alegria, oração e generosidade.

Ao final da sua pregação, a jovem enfermeira chamou a equipe de missionários e colaboradores que atendem no Posto Médico Padre Pio e, juntos, cantaram abraçados o compromisso de continuar gastando-se – como uma vela – por amor a Cristo e aos irmãos.

"A pessoa é o mais importante", afirmou a missionária Cristiane durante sua palestra no Kairós Social
Foto: Fotos CN/ Daniel Machado

Em seguida, os peregrinos presentes na Chácara de Santa Cruz puderam adorar a Jesus Sacramentado durante o Kairós Social. Sem dúvida, um momento maravilhoso de graça e fé!

O evento foi encerrado com a Santa Missa, às 15h, presidida pelo padre Egídio Pereira.

 

 

 

↑ topo