Conheça o significado do termo Hosana

Hosana Brasil 2011

A Canção Nova já está se preparando para promover o maior evento do ano: o Hosana Brasil. O objetivo do encontro é agradecer a todas as graças alcançadas durante o ano. No entanto, muita gente não sabe o significado e a origem do termo “Hosana”. Você sabe?

Entrevistamos o padre Roger Luís, reitor do Centro de Espiritualidade da Canção Nova, que nos ensina o significado dessa palavra e algumas curiosidades em torno do maior evento dessa obra de evangelização.

A palavra “Hosana” tem origem em três idiomas. No latim, “hosanna” significa “saudação”, “louvor”, “aclamação”. Em hebraico, o significado mais correto de “hoshi’anna” seria “salve-nos”. Era isso que o povo sofrido gritava enquanto Jesus passava montado em um simples jumento. O povo pedia sua salvação, reconhecendo que Aquele diante deles era o tão esperado Salvador, que iria libertá-los de todo o sofrimento. Ainda há a versão em aramaico da palavra “hosana”, que é a mais utilizada nos dias de hoje. Seu significado é “peço-te a salvação”. Por essa razão, essa expressão é muito importante para os cristãos.

Quando Jesus entrou em Jerusalém foi recebido como rei. “Hosana!”, exclamava a multidão. A palavra era utilizada para expressar alegria, equivalendo à interjeição “viva!”.

“Porém, o paradoxo é que, depois disso, as mesmas pessoas que aclamaram Jesus pediram a crucificação d’Ele. Ou seja, a situação pode ser transportada aos dias atuais e nos ensina que, da mesma forma, muitas vezes, mesmo passando por problemas, devemos sempre agradecer a Deus por todas as situações, por mais difíceis que possam ser. Esse ato de gratidão revela a intensidade de nossa fé, que deve ser sempre alimentada para nos dar força para superar todos os obstáculos”, orienta padre Roger Luís.

Com o tema “Abri as portas ao Redentor” a Canção Nova se prepara para celebrar e glorificar a Deus por todas as vitórias e feitos que Ele realizou em nossas vidas durante o ano de 2011. O Hosana Brasil acontece de 2 a 4 de dezembro, no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo