Encerramento: bispos voltam para suas dioceses cheios de ânimo

Encerrou-se na manhã de 17 de maio, com êxito, a 44ª Assembléia Geral da CNBB, que teve início no dia 9, em Itaici, estado de São Paulo. O dia de encerramento teve como atividade inicial a Santa Missa [confira cobertura] e na seqüência sessão de encerramento.


function open_gl(param){window.open(\’http://200.168.231.201/portal/canais/galerias/index.php?id=\’+param,\’\’,\’width=537, height=478, toolbar=no, status=no, menubar=no, scrollbars=no, resizable=no\’);}[+ fotos da Santa Missa de encerramento]

Bispos de diferentes partes do país falam da importância deste encontro e relatam experiências vividas nesta assembléia.

\”A participação na assembléia sempre é um momento muito rico para nós bispos. A assembléia para mim vale muito por causa do encontro com os irmãos de todo o país, este é um momento de encontro e confraternização.

Neste ano o tema central, sobre a juventude, foi muito importante e muito rico, tão rico que não foi possível lançar de imediato o nosso documento. Fizemos uma proposta e o documento será estudado para melhor ser aproveitado, para melhor atender as necessidades da juventude.
Sem dúvida é um momento rico e dou graças a Deus por participar desta assembléia\”.

Dom Matias Patrício de Macedo
Arcebispo de Natal/RN

\”É impressionante para mim participar de uma assembléia com mais de 300 bispos de todo o Brasil reunidos em Itaici. Para nós é realmente um acontecimento que nos traz muita alegria e compromisso.

Este ano, discutimos sobre a evangelização da juventude que é realmente um desafio, e foi muito bom. Na assembléia falamos livremente sobre o que cada um pensa sobre a evangelização da juventude, fizemos um primeiro documento, que será estudado pelos jovens, depois voltará para uma nova assembléia dos bispos, onde esperamos colocar algumas diretrizes para a evangelização da juventude\”.

Dom Eugene Rixen
Bispo de Goiás/GO

\”Como bispo, já participei de oito assembléias e esta foi um momento de oração e reflexão com todos os bispos porque neste momento precisamos realmente somarmos dentro deste tema fundamental: a evangelização da juventude, assunto que ocupou um grande tempo da assembléia.

No documento que lançamos, contém algumas dicas e esperamos que estas dicas sejam colocadas em práticas na comunidades paroquiais\”.

Dom Anuar Batisti
Arcebispo de Maringá/PR

\”A 44ª assembléia deu uma grande resposta ao tema central. A mesma possibilitou aos bispos expressarem as suas preocupações, esperanças, pensamentos, expectativas e alegrias na evangelização deste seguimento tão importante da população.

Saio daqui muito alegre e satisfeito em ver que o episcopado brasileiro, apesar da algumas incertezas e limitações, está empenhado em descobrir caminhos para fortalecer as estruturas e fazer que a evangelização da juventude se torne ainda mais realidade\”.

Dom Sérgio Castriani
Bispo Tefé/AM


Cobertura da 44ª Assembléia da CNBB no menu ao lado


\”Foi uma riqueza muito grande participar de uma assembléia com bispos de tantos lugares do país. Tive uma visão atualizada da Igreja e de como ela está caminhando e ao mesmo tempo podemos refletir sobre a sociedade e de forma especial agora, ainda mais, com uma grande responsabilidade com a evangelização da juventude.

Eu volto para minha diocese com muita esperança, sabendo que devemos envolver todos os padres e todo o povo de Deus. É uma fase nova para a Igreja\”.

Dom Bernardino Marchió
Bispo de Caruaru/PE

\”A assembléia é sempre um momento pascal, porque percebemos como de fato o Espírito Santo ressuscita e faz novas todas as coisas. A nossa Páscoa termina com o Pentecostes, e aqui respiramos um clima pentecostal, percebendo o Espírito Santo pairando sobre nós. Nossos corações estão cheios de amor como os dos discípulos de Emaús quando caminhavam com Jesus.

Estamos felizes porque tratamos de inúmeros assuntos que interessam a Igreja do Brasil. Foram mais de 300 bispos reunidos aqui; verdadeiramente sucessores dos apóstolos.
Em conjunto temos uma responsabilidade sobre todo o Brasil.

Saímos desta assembléia mais conscientes, mais irmanados, mais esperançosos e mais comprometidos com a realidade e com o Reino de Deus\”.

Dom Irineu Danelon
Bispo de Lins/SP

\”Assembléia é sempre uma novidade para Igreja, para os bispos e para cada diocese. Neste ano, o tema trabalhado, é de bastante relevância, sem esquecer os outros temas das missões, dos sacramentos, da vida da Igreja, que entre outros também tiveram suas relevâncias.

A assembléia é muita ampla, pois trata de vida, da Igreja, do povo, do Brasil e de cada diocese.

Saímos daqui com os documentos quase prontos, e sobre tudo com a responsabilidade de colocar em ação tudo que aqui foi tratado e mostrar aos jovens que a Igreja não é velha\”.

Dom Antônio Muniz
Bispo de Guarabira/PB


Segundo Dom Itamar Vian, bispo de Feira de Santana/BA, a assembléia está apenas começando. Há muito trabalho.

Veja também:
.: Mensagem OFICIAL às jovens e aos jovens do Brasil
.: \”Os jovens moram no coração dos bispos\”, Dom Maurício
.: Entretenimento: Bispo conta piada

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo