Eu faço parte dos 30 anos da Canção Nova, testemunha padre Paulo Ricardo

Padre Paulo Ricardo
Foto: Robson Siqueira

A Comunidade Canção Nova é, sem dúvida alguma, um dom de Deus para a Igreja do Brasil inteiro. Eu vejo a importância dessa comunidade também dentro da formação de sacerdotes, pois ela dá ao novo padre uma visão ampla daquilo que é a messe do Senhor no Brasil, no território nacional. Muitas vezes, o padre, em sua formação, pensa a sua vida de sacerdote apenas naquele pequeno território paroquial. A comunidade, entretanto, é esse instrumento que supera as fronteiras e que faz com que haja, na Igreja local, uma respiração de Igreja Universal, a Igreja do mundo inteiro.

Poderíamos dizer que, em muitos aspectos, a Canção Nova é a voz do Papa no Brasil
. Se não fosse ela, não teríamos o acesso que temos das cerimônias de ensinamentos do Papa, as quais acontecem no Vaticano como o Ângelus às quartas-feiras e aos domingos. A Canção Nova respira um ar de Igreja do mundo inteiro e isso é importante para o equilíbrio do futuro sacerdote, para que ele não se feche num gueto da pequena "igrejola", da Igreja local, fechada.

Sinto que sou também da família Canção Nova, pois a amo e sou muito agradecido a ela
. Além de reitor do Seminário Cristo Rei, de Cuiabá (MT), sou pároco de uma paróquia no Pantanal do Mato Grosso já há dez anos. Sempre digo na paróquia que eu trabalho em parceria com a Canção Nova, porque, quando eu saio de casa para atender uma comunidade distante, eu sei que ela já está lá preparando o povo para a minha chegada. Quantas dessas comunidades, na ausência do sacerdote, têm a Santa Missa através da TV ou da Rádio Canção Nova! Quantas delas acompanham o terço, aprendem as músicas da Igreja, a participar da Missa, a dar importância aos sacramentos e à confissão através dessa comunidade!

Como padre, como pároco, eu diria que a ela é a minha parceira. É por isso que eu, muitas vezes, fico muito feliz quando meus paroquianos mandam doações para sustentar a Canção Nova. Quando o fiel da minha paróquia se torna sócio dessa obra, vejo que está investindo também na paróquia, porque está investindo nesse grande instrumento de evangelização da Igreja.

Padre Paulo Ricardo

Reitor do Seminário de Cuiabá (MT)
www.padrepauloricardo.org

 


Não perca o Acampamento de Carnaval



Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo