Grupo OPA lança CD de canções à Maria

O Grupo OPA (Oração Pela Arte) lançou o CD "Canções do Grupo OPA para Maria" no dia 25 de abril, às 9h. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio) – dedicada à santa que é padroeira dos baianos – serviu de palco para o lançamento do disco que reúne 17 das composições do grupo em louvor a Nossa Senhora, retratando, em diferentes ritmos e roupagens, traços da devoção católica à Mãe de Jesus.

Durante o evento, o OPA fez uma apresentação de parte do repertório da obra, através do canto acústico e coreografias. A produção foi concebida dentro da proposta do grupo de evangelizar através da arte, seguindo a linha da produção coletiva, em comunidade.

Bastidores da gravação do CD
Foto: Carla Ferreira

Há uma diversidade de autores e intérpretes provenientes de algumas das mais de 20 cidades brasileiras onde o OPA foi implantado. Entre os autores estão Nizan Guanaes, que assina três das composições, o próprio Padre Irala, Irmã Juliana Tartas, Frei Demerval Reis Soares, Padre Roberto Mesquita SJ, Maria Célia Monteiro, Luisinho Vieira e outros.

PLURALIDADE –
Gravado em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e China, Canções do Grupo OPA para Maria traz músicas para todas as faixas etárias, em ritmos variados. Entre os destaques está a gravação do canto gregoriano Salve Rainha, cantado em latim nas celebrações da Igreja Católica do país; no CD, ela é traduzida para a Língua Portuguesa, preservando o formato de canto gregoriano, em vozes masculinas, sem instrumentos no acompanhamento.

É um disco simples que inova na originalidade da musicalidade e da forma de falar de Maria. Reúne, nas letras das canções, diferentes aspectos da devoção à Mãe Santíssima e às suas manifestações regionais, como na faixa Prece à Mãe da América Latina, uma homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. Outra faixa, Maria da Assunção, faz alusão a Nossa Senhora da Assunção e ao fato bíblico da subida aos céus da Santa Mãe do Salvador.

Capa do CD "Canções do Grupo OPA para Maria"
Foto: Carla Ferreira

Outras canções retratam a fé católica e o exemplo da Virgem para os fiéis, como Maria Disse Sim, que remete a Seu gesto de entrega quando o Anjo Gabriel anuncia Sua gravidez; e Maria do Dia, uma referência a sua atitude de silêncio e oração durante a Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo. O diretor musical do CD é Carlinhos Marques, músico e compositor baiano.

OPA – Fundado por Padre Casimiro Irala, o grupo OPA tem a proposta de unir oração e arte para falar da religiosidade e de Deus, sendo responsável por muitas composições ouvidas atualmente nas celebrações religiosas de todo o Brasil. Algumas, inclusive, se tornaram populares, como a melodia da Oração de São Francisco, de autoria do próprio Padre Irala. O grupo é responsável hoje pelo Rosário, no Centro histórico, evento da Arquidiocese de Salvador que tem o objetivo de difundir a prática da oração, reunindo em cinco igrejas na reza do Santo Rosário, utilizando a tecnologia de unir oração e arte.

Matéria enviada por Carla Ferreira, da Bahia



Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo