Mesa redonda discute o cenário on-line na Igreja

O Seminário “InterCato: Evangelização & Internet”, teve início neste segundo dia com uma mesa redonda formada pelo CIO da Fundação João Paulo II, Jorge Aparecido, e os gerentes do cancaonova.com. Mediado pelo filósofo e seminarista, Renan Félix, o grupo vai discutir o cenário online na Igreja. O tema desta mesa redonda é baseada no Congresso Internacional da Imprensa Católica que aconteceu em Roma, Itália.

Abrindo o debate, André Bittencourt, gerente de projetos do Portal Canção Nova, falou sobre a importância de estar atento às novidades no meio tecnológico para que a Igreja também esteja inserida neste meio e possa levar a evangelização.

João Paulo Kruschewsky, gerente de Mobile, comentou sobre a evangelização pelo celular, dizendo que o objetivo da Canção Nova, ao usar dos dispositivos móveis, é não só usar o SMS, mas oferecer ao usuário final aplicativos com conteúdo que lhe agregue valores. “Nosso trabalho é chegar em todos os meios e classes sociais para que a evangelização seja alcançada por todos.”

Mesa Redonda durante Seminário “InterCato: Evangelização & Internet”
Foto: Alexandre Oliveira

A gerente de conteúdo do cancaonova.com, Willieny Isaias, abordou as dificuldades de conciliar quantidade com qualidade de conteúdos. “Primamos pela qualidade, em levar aos internautas sempre a verdade da Igreja, como o Papa nos pede. Temos o importante, que é a verdade de Jesus, então, com a nossa criatividade tentamos realizar um bom conteúdo”, explicou a gerente. Willieny também explicou que um site católico precisa primar pelo conteúdo católico, descobrir o que o seu público quer saber e sempre dar a posição da Igreja sobre as realidades do mundo.

Fábio Antônio Ferreira, estudante de Licenciatura em Computação e há 6 anos trabalhando com software livres na Canção Nova, fala das dificuldades dos usuários em aderir aos softwers livres devido ao hábito que os usuários da rede têm de usar softwers proprietários. “É um trabalho de reeducação, porque toda inovação incomoda, isso é natural do ser humano, mas pessoas, aos poucos, vão se adaptando.

Jorge Aparecido citou sua participação no Congresso da Imprensa Católica que aconteceu em Roma, na Itália, no ínicio deste mês. “O Vaticano precisa que as mídias católicas tenham acesso ao seu conteúdo e o divulguem, de forma que as informações da Igreja possam ser utilizadas em todos os meios e seus segmentos”, explicou Jorge.

Ele também falou da importância de as paróquias criarem blogs e outras ferramentas de mídias sócias para levar seu conteúdo aos paroquianos. Segundo ele, a Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) já tem um projeto de divulgação dessas possibilidades para todas as igrejas. “Mesmo que algumas paróquias ainda não tenham consciência de que precisam evangelizar pela internet, vai chegar um tempo que essa realidade vai estar tão presente nas paróquias que será necessário que todas elas deem início a este trabalho, oferecendo conteúdo católico”.

Grupo debate sobre o cenário on-line na Igreja
Foto: Alexandre Oliveira

André Bittencourt lembrou que cada pároco deve começar a informatizar sua paróquia aos poucos, com um blog simples. “Comece a evangelizar pela internet com um 'trabalho de formiguinha', criando conteúdos simples, divulgando a agenda de eventos, os conteúdo de formação da sua Igreja, por exemplo.”

O futuro da tecnologia na Igreja

A Canção Nova começou a evangelizar pela internet com uma página em BBS, respeitando as realidades locais. Jorge Aparecido enfatizou que essa é a receita para o início de um trabalho: respeitar a cultura de cada um, de cada lugar. Jorge lembrou que o Brasil é muito rico na evangelização, pois muitos a querem; mas comparou o país à realidade de Cuba, onde a evangelização é proibida por lei. E desafiou os participantes: “Tenta fazer uma evangelização sem falar de Jesus, sem realizar a Santa Missa! Aqui no Brasil temos estrutura em abundância, mas não a usamos adequadamente”. Aproveitando o comentário, João Paulo Kruschewsky acrescentou que a Canção Nova procura buscar parcerias com as paróquias para falar aquilo que é cultura de cada uma. “Para evangelizar na internet é preciso aprender a respeitar a cultura de cada um, saber do que precisam. Isso é fundamental”.

O encontro aconteceu no Auditório São Paulo, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Durante todo o encontro, os participantes fizeram perguntas e interagiram com o grupo, tanto on-line quanto pessoalmente.

 

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo