O casal cristão deve ser reflexo do amor de Deus

No próximo fim de semana, entre os dias 27 e 29 de julho, acontece o Acampamento para Famílias, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

 

Este encontro terá como um dos pregadores o professor Felipe Aquino que, neste texto, nos fala sobre a importância do casal na Igreja.

 

Quando o casal está unido no amor de Deus, ninguém o separa. São Paulo diz que o amor é paciente, é bondoso, não busca os próprios interesses, não acaba nunca. Só o amor faz com que perdoemos uns aos outros, até mesmo quando um errou com o outro.

 

A família tem duas dimensões: a primeira é o “casal”, e a segunda são os “filhos”. A família é sagrada, ela não foi instituída pelo homem ou pelo Papa, mas por Deus. Ele quis dar uma ajuda adequada ao homem, por isso, deu-lhe a mulher como vemos no livro do Gênesis.

O Senhor quis que, na raiz familiar, houvesse uma aliança e, por essa razão, os casais trazem uma aliança em suas mãos. O Papa João Paulo II pedia: “casais cristãos, sejam para o mundo um sinal do amor de Deus”, de forma que, quando os demais casais os virem superando os problemas existentes no mundo, possam ver o amor do Pai.

O Criador deseja que, por meio do sacramento do matrimônio, homem e mulher sejam uma só carne, um só coração, uma só alma, um só espírito. Infelizmente, há pessoas que estão casadas há anos, porém ainda não parecem estar casadas.

Muito disso se deve ao fato de terem brincado com seu namoro, pois um relacionamento mal vivido pode gerar um casamento desestruturado. O namoro é o alicerce para um casamento, é a preparação, a parte mais demorada, mais difícil.

O Papa Bento XVI, em Sidney, na Austrália, pediu aos jovens que estes aceitassem o desafio de viver a castidade, pois, num mundo imediatista como o que vivemos, é comum que etapas sejam puladas e, consequentemente, esses jovens passem a viver realidades que não condizem com o tempo do namoro.

Um matrimônio que tem Deus como centro de sua instituição é capaz de superar qualquer desafio imposto pelos homens. Como o beato João Paulo II disse, “a família é o santuário da vida”. Aqueles que possuem fé e temem o Senhor jamais estarão desamparados.

 

Professor Felipe Aquino

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: Conheça nossos aplicativos para iOS
:: Conheça nossos aplicativos para Android

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo