O Papa certo para tempos incertos

Você que é jovem e deseja viver uma experiência com Deus, não deixe de visitar a Canção Nova e participar do Acampamento Revolução Jesus, que acontece entre os dias 11 e 15 de janeiro.

Durante os cinco dias de acampamento, os jovens poderão participar de pregações, Adoração ao Santíssimo, provas radicais, Santa Missa, orações e vários módulos.

Entre esses módulos, haverá o “Pope 2U”, que terá, entre os pregadores, seminaristas de Florianópolis (SC), responsáveis pelo site “Catecismo Jovem”. O módulo tem por objetivo abordar assuntos sobre a maneira com que nosso Papa Bento XVI apresenta a fé, essencialmente no tocante à juventude.

Seminaristas de Florianópolis estarão no Acampamento Revolução Jesus
Foto: Robson Siqueira

Guilherme Pontes, palestrante convidado para o 'Pope 2U', diz que o Papa não é tão inalcançável como as pessoas imaginam que ele seja. "Devemos recorrer a ele, pois vivemos em uma sociedade individualista, marcada pelo desejo do ter, esquecendo a necessidade de ser. Muitos se omitem diante desta realidade para ser agradáveis, amigo se não contestar". O Bento XVI é o Papa certo, o amigo certo para estes tempos incertos, pois é ele quem busca caminhos para estes novos tempos e para os desafios tão incomuns, levando-nos a fazer o melhor para nossas vidas".

Ainda sobre o Pontífice, Guilherme esclarece que é por meio da amizade e, principalmente, por seu exemplo, que Bento XVI se aproximou dos jovens com o 'YouCat' (o Catecismo Jovem da Igreja). "Na verdade, o YouCat pode ser considerado como um grande presente do Santo Padre, que é um grande conhecedor do Catecismo da Igreja Católica, pois ele conhece as necessidades e as carências que afastam o jovem da Igreja; por isso, busca meios para praticar uma nova evangelização".

Os jovens seminaristas estão se preparando intensamente para o Acampamento Revolução Jesus. Segundo eles, “será um grande desafio”. Serão três momentos em que os participantes deste módulo poderão conhecer um pouco melhor o 'YouCat'. "A ideia é mostrar a eles como surgiu o Catecismo Jovem, as possibilidades práticas para utilizá-lo tanto nos espaços virtuais quanto nos concretos, dos grupos de jovens e outros. Serão momentos com muita músicas e partilha de um jeito jovem e descontraído", conta o seminarista.

Responsáveis pelo blog Catecismo Jovem, uma ferramenta que vem ao encontro do apelo do Pontífice, eles contam que, ao ler as primeiras páginas do 'YouCat' e ver o apelo do Papa de se lançarem nas novas mídias para evangelizar, surgiu, de imediato, a ideia da criação das ferramentas. "Foi um 'sim' imediato, mas com algumas dúvidas. No entanto, aquela semente que foi plantada no ano passado, hoje, gera frutos com o nome de 'Projeto de Evangelização @CatecismoJovem'".

Um dos apelos do Papa Bento XVI foi que a Igreja fizesse uso das mídias sociais, da internet, para levar a evangelização até os jovens, porque elas fazem parte da vidas destes. "Percebemos que as novas mídias não estão separadas da vida dos jovens, porque muitos deles estudam e se relacionam pela internet. Percebendo esta tendência, o Papa tem, por diversas vezes, ressaltado a importância de estarmos ligados a este meio de comunicação, pois lá encontraremos o jovem de hoje. O grande desafio que vivemos é como evangelizar com a ajuda destas ferramentas e encontrar a juventude, apresentar-lhes a mensagem do Evangelho sem invadirmos seu espaço", relata Guilherme.

Veja também:

:: Blog Revolução Jesus
:: Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivos móveis

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo