Paróquia São José, de Itajobi (SP), promove exposição para comemorar centenário

Os aniversários são datas marcantes em nossa vida. Observa-se na sociedade festas importantes como o 1º ano, 15 anos, bodas de prata, de ouro…O que então dizer sobre 100 anos! Em 15 de fevereiro de 1910, desmembrada de Novo Horizonte, nascia a Paróquia São José de Itajobi (interior de SP). No ano de 1920, deu-se início à construção da Igreja Matriz, terminada em 1929. Em 2007, foi criada uma equipe de historiadores com o fim de resgatar fatos importantes que ocorreram durante todo esse tempo, os quais foram relembrados nas novenas de São José, denominadas “novenas históricas”.

Entre os dias 20 e 27 de setembro deste ano, como preparativos para comemorar o seu Centenário, a paróquia realizou uma exposição sobre a sua história. Foram expostas fotos que retratam a construção da Matriz e da Capela Nossa Senhora Aparecida, livros tombo, estolas, aparelhos de fabricação de hóstias, imagens de santos, castiçais, dentre outros objetos antigos.

100 anos da Paróquia São José, de Itajobi (SP)
Foto: Murilo Borsio Bataglia

O evento também contou com a galeria Padre Osmar, mostrando ao público objetos pessoais e documentos desse sacerdote que por 30 anos fez parte de Itajobi. Além disso, os visitantes puderam assistir a apresentações culturais como o coral da paróquia e outros grupos da região.

A exposição recebeu visitas de cerca de 3 mil pessoas. Como o pároco padre Anderson disse, “recordar é viver”. Nesta semana, muitos recordaram e reviveram nossa história, buscou-se o passado para entender o presente, resgatou-se a cultura. Felizes estão os paroquianos por, hoje, fazerem parte da vida, da história da paróquia, que há 100 anos nascia em Itajobi. Parabéns!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo