Podcast: Quatro passos para viver bem o Carnaval

 O Carnaval é uma festa popular e famosa no Brasil, a qual se tornou sinônimo de embriaguez, bagunça e orgia para muitas pessoas. Entretanto, para os cristãos, é um tempo de purificação e preparação para a Quaresma.

Neste episódio do Podvir – o podcast do canal de Eventos -, padre Sóstenes Vieira explica as origens dessa festa popular e ensina quatro passos aos cristãos que querem viver bem esse tempo. De forma didática, o sacerdote fala sobre a verdadeira alegria em Deus e do combate espiritual vivido nesse período.

:: Participe do Acampamento de Carnaval da Canção Nova

 
 Confira um resumo do bate-papo:

Podvir:
O que significa o Carnaval para nós cristãos?
Padre Sóstenes Vieira: Carnaval é o tempo que antecede a Quaresma, que é um período de preparação para a Páscoa. É uma festa pagã, mas foi santificada pela graça de Cristo dentro da Igreja. É assumida como a preparação para a  Quaresma.

A palavra "Carnaval" vem do latim e significa "carnem levare", modificada depois para "carne, vale!" ou "adeus à carne", exatamente porque iremos passar esse tempo sem comer carne. Esta festa, antes da Quaresma, tem o sentido de exaltar a alegria, de ter uma refeição farta.

Vamos fazer uma analogia. Um soldado, que vai para guerra dentro de dois dias, procura viver bem o tempo que tem com sua família, se dedicando a ela, e a última refeição será muito farta. Dessa forma, o soldado leva a saudade não só da refeição, mas de estar com a família.

Nos últimos dias antes da Quaresma vivemos esta alegria de ter a última refeição antes de um tempo de deserto e de guerra. No Carnaval, não vivemos uma guerra contra o inimigo fora de nós, mas dentro de nós – que é o pecado -, por isso é um tempo de renúncia. Como o soldado que sai para a guerra e, por isso, tem uma grande ceia em sua casa, assim, ao final da Quaresma, teremos uma nova ceia, a Santa Ceia, um jantar completo – que é a Páscoa.

Carnaval é o tempo de combate espiritual, exaltando a família, valores e a alegria verdadeira que não é comprada nem falseada.

Podvir: Muitas pessoas têm a visão de que ser católico é ser careta, pensando que não é possível ser feliz e seguir a Deus ao mesmo tempo. Isso faz com que muitas delas busquem a felicidade em coisas mundanas.
Padre Sóstenes: Sou o padre mais jovem da Canção Nova e uma das coisas que me levaram para Deus foi descobrir esta alegria diferente, a alegria verdadeira.  Em um grupo de jovens pude perceber que para ser feliz não é necessário se embriagar. Esta afirmação só é válida para os que não conhecem completamente o que é ser católico, é possível ser cristão e ter a verdadeira felicidade.

Podvir:
Como viver bem este período do Carnaval?
Padre Sóstenes: São necessários quatro passos: a alegria verdadeira, que vem do Espírito de Deus; a prudência, pois "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convêm" (I Coríntios 6, 12); o saber fazer as escolhas certas, porque muita gente vai convidá-lo ao pecado no Carnaval; e encher o tanque do carro e arrumar a mala, colocar o combustível certo, que é Deus. Arrumar as malas é colocar coisas boas dentro de nós como a alegria, amigos, a Bíblia… Isso é importante porque, como falamos antes, vamos entrar num combate espiritual – que é a Quaresma – e precisamos estar preparados para receber bem Jesus Ressuscitado na Páscoa.
 


Como baixar:

Ao ir para a página do Podvir, você encontrará, abaixo de cada um dos episódios, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.


Ouça o podcast:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo