Saiba como foi o último dia do aprofundamento 'Famílias Novas'

O último dia do aprofundamento “Famílias novas” teve início com cânticos e orações sob a condução do ministério de música Canção Nova.

Após este momento de intensa espiritualidade, a médica chilena Pilar Vigil falou a respeito da fertilidade como sinal de saúde e também sobre irregularidades menstruais e ovários policísticos.

O ser humano necessita se conhecer e ensinar as futuras gerações a também conhecer o próprio corpo. Com este propósito como pano de fundo de todo este aprofundamento, dra Pilar Vigil – durante a primeira palestra da manhã de domingo – detalhou como atuam os hormônios dentro do corpo feminino durante o seu ciclo ovulatório. Fazendo uso de dinâmicas, a palestrante foi esclarecendo como se dá “passo-a-passo” tanto a ovulação como a menstruação na mulher.

 

Dra Pilar Vigil acompanhada do intérprete Daniel Machado durante palestra no aprofundamento 'Famílias Novas'
Foto: Maria Andreia / cancaonova.com

Durante sua explanação, dra Pilar esclareceu a respeito de transtornos que a mulher pode sofrer em seu ciclo ovulatório, dividindo estas irregularidades em quatro grupos principais:

– Transtornos relacionados à gravidez;

– Transtornos relacionados a hormônios;

– Transtornos ginecológicos (miomas, infecções etc);

– Transtornos por hormônios injetáveis.

Em todos os casos abordados pela médica chilena em sua palestra, foi ressaltada a importância de um acompanhamento médico especializado às mulheres que sofrem com alguns destes transtornos.

Uma pergunta importante feita pela palestrante, durante sua explanação foi esta: “O que desejo restabelecer quando me deparo com algum destes transtornos? Minha menstruação ou minha ovulação?” mostrando assim que existem muitas maneiras de se enxergar a vida humana, na qual a paciente deve interagir com seu médico – que também é um ser humano – e não aceitar de imediato contraceptivos que lhe possam ser indicados com o objetivo de tão somente restabelecer sua menstruação, sendo que o mais importante seria descobrir as reais causas de tais transtornos para que sejam tratados com o intuito de se restabelecer a ovulação, sinal de saúde na mulher.

Pelo e cabelo grosso, acne, mudanças de humor, obesidade – entre outros sintomas – também foram abordados pela dra Pilar Vigil como decorrentes em mulheres que apresentam transtornos de ovários policísticos, assunto que recebeu uma atenção especial por parte da palestrante.

Após o intervalo da manhã, dra Pilar continuou a esclarecer sobre o tratamento adequado aos diversos transtornos abordados, principalmente nos casos de ovários policísticos.

A manhã foi concluída com uma profunda palestra sobre o amor humano. "O que é a sexualidade? Ela é uma memória inscrita em nós. A sexualidade é um mistério!", afirmou a palestrante. Realidades como o abandono e capacidade receptiva, a posse e capacidade oblativa, o complemento e a alteridade – dentro do amor conjugal – foram tratados à luz do livro bíblico "Cântico dos Cânticos" durante a última explanação da médica chilena.

O aprofundamento "Famílias Novas" encerrou-se às 14 hs com a Santa Missa, presidida pela padre Júlio César, membro da Comunidade Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo