Últimos preparativos para o 15º CEN, em Florianópolis

A cidade de Florianópolis vive os últimos preparativos para a realização do 15º CEN (Congresso Eucarístico Nacional), que começa nesta quinta-feira, dia 18 e encerra no próximo domingo, dia 21. O evento espera reunir cerca de 115 mil fiéis de todo o Brasil, com delegados e bispos representando as dioceses.

\”Há quatro anos estamos nos preparando com um clima de demonstrações de carinho para com Cristo Eucarístico, uma dimensão do amor à Eucaristia muito maior do que comumente vemos\”, afirma Dom Murilo Krieger, arcebispo de Florianópolis e presidente da comissão organizadora.

Nesta quarta, à noite, haverá uma procissão à luz de velas \”simbolizando Cristo como luz da vida\”, saindo da Catedral, no centro da cidade, chegando ao Centro de Convenções do Congresso, às 20h, \”onde colocaremos a Hóstia Consagrada no ostensório do Congresso e teremos vigília à noite toda com grupos, movimentos e paróquias se revezando\”, informa Dom Murilo.

Oficialmente, o Congresso terá abertura com uma Missa, nesta quinta-feira, dia 18, às 20h no Estádio Orlando Scarpelli, presidida por Dom Eusébio Cardeal Oscar Scheid, do Rio de Janeiro, o enviado especial do Papa. O Cardeal já foi arcebispo de Florianópolis durante 10 anos, de 1991 a 2001.

Novidade
A grande novidade deste CEN, segundo Dom Murilo Krieger, arcebispo de Florianópolis serão as missas do dia 19, à noite, nas mais de 500 comunidades da arquidiocese. Serão presididas pelos bispos e padres que vierem ao encontro e acontecerão ao mesmo tempo, com tema e cânticos iguais.

Com o término do Congresso, no dia 21, encerra-se o Ano Eucarístico, no Brasil, que foi prolongado aos brasileiros pelo Papa Bento XVI, por ocasião deste evento.
Ao final deste CEN, o Papa receberá um dossiê com as informações mais importantes.

Os bispos reunidos na CNBB são quem escolhe as cidades-sede dos Congressos Eucarísticos que ocorrem a cada 5 anos no Brasil. Segundo Dom Murilo, Brasília se ofereceu para ser sede do próximo CEN, em 2010, por ocasião da festa de 10 anos de fundação da capital do Brasil.


Cobertura completa
O Sistema Canção Nova de Comunicação traz cobertura completa deste 15º CEN, através da TV, Rádio e Portal cancaonova.com.
Acompanhe transmissões AO VIVO, fotos, entrevistas, notícias e muito mais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo