'Vida plena e em abundância' Jo 10,10

Atualmente, segundo pesquisa da CNBB, pelo menos um quarto da população brasileira está envolvida, seja direta ou indiretamente, com a problemática das drogas.

Pastoral da Sobriedade
Foto: Maria Andrea

Cada vez mais cedo, adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de codependentes, sejam eles membros da família ou amigos.

Por meio de um apelo do Papa João Paulo II é que ações em todo o mundo nasceram, visando proporcionar um amparo para a sociedade.

“Peço às famílias tocadas pela provação que não se desesperem! Mas sim rezem comigo, para que se multipliquem esses bons samaritanos que atuam na estrutura pública. Bem como os grupos de voluntariado, entre os cidadãos comuns e os responsáveis pelo povo, e que se forme assim uma frente compacta que se empenhe sempre mais não só na prevenção e na recuperação dos toxicodependentes, como também em denunciar e perseguir legalmente os traficantes da morte e em desbaratar as redes de desagregação moral e social”, exorta João Paulo II.

Com isso, nasce a Pastoral da Sobriedade, fundada por Dom Irineu Danelon, que tem por objetivo capacitar aqueles que, de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida.

A Pastoral da Sobriedade é uma ação pastoral conjunta que busca, diante de um problema da sociedade, a integração entre todas as pastorais através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida para essa problemática social por meio da conversão.

Atualmente, a Pastoral da Sobriedade mantém grupos de auxílio a dependência química em vários estados brasileiros e busca levar conforto aos corações de pessoas que, de alguma forma, sofrem com esse mal.

“porque tive fome e me destes de comer,
tive sede e me destes de beber,
era peregrino e me acolhestes,
estava nu e me vestistes,
estava na prisão e viestes a mim”.
(Mateus 25, 35-36)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo