Diácono Nelsinho Corrêa

É preciso nascer de novo!

Nascer de novo!

Meu tema hoje é: nascer de novo. Qual é o tema? Nascer de novo! Que dia você nasceu? As mulheres falem o ano baixinho, não precisa falar alto não! Mas o convite para nós, que está lá em João 3,3, é para nascer de novo.
Tinha um homem muito importante, o Nicodemos, mas ele era “politicamente correto”, tinha medo de assumir a fé, como muitos cristãos hoje. Ele foi falar com Jesus de noite e começou com elogios: “Sabemos que o Senhor é um mestre…”. Mas Jesus já era vacinado contra elogio e mandou o papo reto. Fala comigo, repete aí: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus”. Tira o caroço de manga da goela para falar com vontade!
Nicodemos, que era inteligente do jeito dele, estranhou: “Como pode um homem renascer sendo velho? Vai entrar na barriga da mãe de novo?”. Já viu aqueles vídeos na internet do filho grandão querendo entrar no colo da mãe? O parto, na verdade, é a criança sendo expulsa; ela não quer sair dali, tá quentinho, tem comida… Mas Jesus repete: Quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino dos Céus. Isso é quase um juramento de Deus; não é só uma mudancinha, é um novo ser.
Diácono Nelsinho prega no Rebanhão da Canção Nova em Cachoeira Paulista.

Diácono Nelsinho / Rebanhão 2026 – Canção Nova

O que é nascer de novo na prática?

Primeiro: é crer em Jesus. Quem crê, diga “eu”! Quem é batizado? Quem é católico? Quem paga o dízimo? (Ih, abaixou a mão, né? Mão de vaca! Antes de ir embora, passa ali e acerta suas contas, por favor!).
Eu amo celebrar Batismo. Casamento eu também gosto, mas eu desafio os noivos: só faço se for para sempre! Uma vez, um rapaz desistiu do casamento porque ficou pensando nisso. Ele viu que tratava mal a própria mãe, dava presente caro para a sogra e um “xingling” para a mãe dele… Ele viu que não estava pronto.
No dia do seu Batismo, o Espírito Santo veio morar em você. Faz assim: “Dentro de mim! Não mereço, mas agradeço!”. Naquele dia, você recebeu uma veste branca, foi lavado do pecado. Mas a gente cresce e as decepções, as mágoas, as perdas… tudo isso vai manchando essa roupa. Por isso, precisamos renovar essa graça. O Batismo nos salva, nos dá uma boa consciência para com Deus.

Carnaval, quaresma e o jejum da língua

Vocês sabem que “Carnaval” vem de carnevale, a despedida da carne. Antigamente, os cristãos faziam quatro dias de churrasco porque iam jejuar na Quaresma. Mas aí misturaram com festa pagã, bagunça, e deu no que deu hoje.
Mas olha, não adianta fazer jejum de carne e ser um “demônio” dentro de casa. Tinha uma senhora que o marido jejuava, mas ficava tão nervoso que chutava o gato, xingava os filhos… que penitência é essa? O Papa Francisco fala do jejum da língua. Fala comigo: evitar fofoca, crítica, ofensa e murmuração!

Não adianta fazer jejum de carne e ser um “demônio” dentro de casa

Tem a “fofoca espiritual” também: “Vamos rezar pela Dona Maria porque ela bate no marido…”. Isso não! Vamos banir três coisas de casa:
1. A palavra “desgraçado”.
2. Dizer que “minha casa é um inferno”.
3. Palavrões.
Vamos falar menos e ouvir mais. Usar palavras que edifiquem. Nada de ser “jumento batizado”, falando a verdade sem caridade para machucar os outros. Jejum de reclamação e de negatividade!

O ambiente da família

Para uma pessoa crescer e ser curada, ela precisa de um ambiente de família. E esse ambiente não vem pronto; é você quem constrói! Como você trata seu pai, sua mãe, seu irmão? Tem cristão que não fala com o próprio irmão… isso é um pecado que clama aos céus! Onde está o teu irmão?
Eu vi isso na minha casa. Minha mãe, a Dona Rosa, ficou velhinha e brava. A gente ia dar banho e ela: “Para que isso?”. Minha esposa, a Márcia, cuidou dela como uma filha, trocando fralda com todo amor. Meus filhos viram isso e aprenderam. Minha filha Miriam, com 16 anos, disse: “Vou cuidar dos meus pais como eles cuidam dos avós”. Isso é nascer de novo na prática!
Família a gente defende. Pode quebrar o pau lá dentro, mas para fora a gente protege. Nunca admiti que falassem mal da Canção Nova na minha casa, porque família tem defeito, mas a gente trata com amor.
Talvez você precise reconstruir sua casa hoje. Perdoar aquele irmão por causa de briga de herança ou bobeira. Quem quer nascer de novo? Vamos pedir essa graça: “Meu Deus, eu não sei por onde começar, mas que venha o Teu Espírito sobre a minha família”.
“Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo, não poderá ver o Reino de Deus!” Vem, Espírito Santo!

Transcrição e adaptação Amanda Martins

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.