Escola de formadores

O cansaço dos bons
26 a 28 JUN 2020

Escola de Formadores vai apresentar a logoterapia como um caminho preventivo no desgaste do missionário na vida religiosa

De 26 a 28 de junho, a Comunidade Canção Nova realizará, em sua sede, na cidade de Cachoeira Paulista (SP), a Escola de Formadores de Novas Comunidades com a presença do psiquiatra e logoterapeuta padre Roberto Almada.

Destinado aos membros das Novas Comunidades, o encontro tem por objetivo ajudar os formadores a prevenir o cansaço e o desgaste daqueles que doam suas vidas na missão de evangelizar.

Almada, servindo-se dos princípios da logoterapia, vai apresentar aos participantes como tratar os missionários que apresentam esgotamento físico e mental. Demonstrará a logoterapia como forma de cura para que o missionário encontre o verdadeiro sentido da vida e adquira novos hábitos na vida missionária.

A Canção Nova, empenhada na formação de homens novos para o mundo novo, quer também colaborar com as Novas Comunidades por meio dessa escola de formação.

Sobre as inscrições

Para participar da Escola de Formadores será necessário apresentar, no ato do check-in, os seguintes documentos:

Sacerdotes:
Carteira de identificação Presbiteral ou Celebret 

Psicólogo
Carteirinha CRP 

Fundadores de Novas Comunidades:
Cópia do Estatuto de sua comunidade

Formadores e coordenadores de Novas Comunidades:
Carta de recomendação do fundador [Baixe o modelo da carta]

Sobre padre Roberto Almada

Padre Roberto Almada é médico psiquiatra, logoterapeuta, analista existencial. Graduado em Filosofia (orientação ética antropológica) com a tese: "Fenomenologia e psicopatologia” do tempo vivido em “Eugène Minkowski" na Pontifícia Universidade de Santa Croce, Roma. Diploma em Ciências Religiosas com a tese: "Instrumentos psicológicos para a pastoral daaccoglienza delle persone d'orientamento omosessuale". Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia do Uruguai Mariano Soler.
O sacerdote tem 63 anos, é ítalo-argentino e mora em Roma. Trabalha na “formação permanente” de pessoas envolvidas em instituições educacionais, voluntárias e eclesiais.
É membro do Conselho Internacional da Seção dos Focolarinos e trabalha na pastoral dos matrimônios em crise.
Atualmente está doutorando em Filosofia, com tese sobre a Filosofia do diálogo aplicada ao vínculo matrimonial homem – mulher. 

Sobre a Logoterapia

A logoterapia é um sistema teórico-prático de psicologia, criado pelo psiquiatra Viktor Frankl, e se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro "Em Busca de Sentido", onde expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua teoria.

O termo "logos" vem do grego e significa "sentido". Assim, a "logoterapia se concentra no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido", segundo Frankl.

Canção Nova
A sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), empenha-se em acolher, com carinho, todos os peregrinos, com uma ampla infraestrutura, em um ambiente agradável, cheio de paz e beleza, propício para o encontro com Deus Pai. 

Informações: .: Regulamento |.: Caravana.: Camping.: Hospedagem 

↑ topo