Façamos a experiência com a Santíssima Virgem Maria
A missionária Antonieta Sales meditou a primeira pregação sob o tema: “Edificados pela maternidade espiritual de Maria!”. E convidou aos peregrinos a fazer uma experiência com a Santíssima Virgem para assim serem edificados pela sua maternidade espiritual.
Começaremos a falar sobre São João, o discípulo amado. João era natural da Galileia, na região às margens do Lago de Tiberíades, vindo de uma família de pescadores. Filho de Zebedeu e de Salomé, ele tinha um irmão chamado Tiago Maior, que também foi discípulo de Jesus.
João era o mais novo entre os 12 escolhidos por Jesus e também o que mais viveu, sendo o último dos apóstolos. Jesus sempre se referia a ele com carinho, e João esteve presente em momentos muito importantes do ministério de Cristo. Ele testemunhou a ressurreição da filha do centurião; a ressurreição de Lázaro; a transfiguração no Monte Tabor; a agonia no Getsêmani e a Última Ceia, onde reclinou sua cabeça no peito de Jesus.
Além disso, João foi o único discípulo que esteve aos pés da Cruz, ao lado da Santíssima Virgem Maria. Seu Evangelho narra com precisão a presença da Mãe de Jesus nos momentos cruciais da manifestação de sua maternidade espiritual da Igreja, como nas Bodas de Caná, no Calvário e em Pentecostes.
No Capítulo 2 do Evangelho de São João, Versículos 1 e 2, lemos: “No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento”.
A presença atenta de Maria, já neste momento, nos mostra o mistério da união do seu coração com o coração do seu Filho. É impossível separar o Coração de Maria do Coração de Jesus.
Confira a pregação completa no vídeo abaixo: