Jeberton Teixeira

Espírito Santo, força daqueles que estão no caminho

A força do Espírito Santo para aqueles que estão no caminho

O Senhor não nos desampara, o Senhor não nos deixa só. Ele promete o Espírito Santo para ser nossa força ao longo do caminho. No livro do Atos dos Apóstolos, logo no capítulo primeiro, versículo 8, há uma promessa do Senhor para nós. A bem da verdade, a teologia católica e os exegetas dizem que a Sagrada Escritura porta em torno de três mil promessas para nós. Quantas você sabe de cor? E agora, como nós vamos nos apoderar de algo que não sabemos, não conhecemos?

A Palavra de Deus é fonte de promessas e respostas

“Se você quer crescer com o Senhor, é preciso exercitar. Quer crescer no conhecimento, na intimidade de Deus? Leia mais a Palavra, aprofunde-se mais nela.” Meu irmão, no texto sagrado, estão as promessas do Senhor para nós. E aqui estão as respostas que, muitas vezes, nós buscamos e não encontramos.

Santa Terezinha do Menino Jesus dizia que, quando ela tinha algo no seu coração, que ela buscava, ansiava por uma resposta, ela abria o Evangelho e Jesus sempre falava com ela. Não se trata de uma espécie de bibliomancia. Não, não é isso, mas é ter a clareza e a certeza de que o Senhor fala pela Palavra. E quando nós nos debruçamos sobre ela, debruçamos o nosso ouvido sobre a Palavra, os lábios do Senhor se abrem para alcançar o nosso coração.

No livro do Atos dos Apóstolos, capítulo primeiro, versículo 8, diz assim: A situação, o contexto estão na sala do Cenáculo. Jesus está prestes a subir aos céus e diz para eles: “Mas recebereis uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e a Samaria e até os confins da terra”.

Espírito Santo, força para a missão

Amados, o Espírito Santo nos é prometido por Jesus e não nos é prometido para dar dons por primeiro. Vamos entender que a promessa não é: “Olha, ele vai vir e vai dar dons a vocês também”. Não! Está dizendo que o Espírito Santo virá e vai nos fazer dar pulos, cambalhotas ou qualquer coisa do gênero? Não, não e não! A promessa é: “Ele virá e vos dará força“.

Por que força? Porque logo abaixo diz: “Para serdes minhas testemunhas”. Há uma missão bem clara nessa doação do Espírito a nós.

O Senhor vai dizer, no Evangelho de São João que é o Espírito Santo quem revela toda a verdade acerca de Deus, acerca do mundo e acerca do pecado. Nós dizemos, ainda que não seja muito certo, mas nós costumamos dizer que o Pai é aquele que criou, o Filho é aquele que redime, redimiu, salvou.

Esta força que o Espírito Santo nos concede é para que possamos cumprir o mandamento de Jesus de sermos suas testemunhas. Em um mundo que, muitas vezes, busca respostas fora de Deus, é crucial que nós, como cristãos, estejamos capacitados a viver e anunciar a verdade. A promessa do Espírito Santo não é para um benefício próprio, mas para nos impulsionar para fora de nós mesmos, para o serviço e para a evangelização.

Confira a pregação completa no vídeo abaixo:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.