49º Congresso Eucarístico Internacional

"A Eucaristia, dom de Deus para a vida do mundo" foi o tema do 49º Congresso Eucarístico Internacional, que aconteceu de 15 a 22 de junho, em Quebec, Canadá. O objetivo do encontro foi oferecer à Igreja um tempo forte de oração e de reflexão para celebrar o dom da Sagrada Eucaristia. Cerca de 15 mil pessoas participaram do evento.

Essa é a segunda vez que o país sediou um Congresso Eucarístico Internacional. Em 1910, o evento foi realizado em Montreal. Quase cem anos depois, o país voltou a receber representantes católicos de diversas dioceses do mundo. Depois da Cidade do México, Quebec é a sede episcopal mais antiga na América do Norte.

Atualmente, Quebec conta com quase meio milhão de habitantes. É uma cidade turística e recebe anualmente milhares de visitantes. O motivo da atração, segundo o arcebispo da região e anfitrião do congresso, Cardeal Marc Ouellet, é a localização e a arquitetura original.

De forma similar à Jornada Mundial da Juventude, realizada em Toronto em 2002, que incluiu a peregrinação com a cruz pelo país, o Congresso Eucarístico Internacional contou com a presença da "Arca da Nova Aliança", abençoada por Bento XVI há dois anos.

O objeto sacro fez parte de um encontro assim pela primeira vez na história. Rico em conteúdo e simbolismo, trata-se de uma criação artística que permite o aprofundamento na compreensão Eucarística. E o nome, de origem bíblica, se refere à experiência espiritual do Povo de Israel e à aliança que Deus fez com Moisés em épocas remotas no Monte Sinai. Jesus fez a Nova Aliança com o Povo da Antiga Aliança. A expressão alude à nova e eterna Aliança vinda de Jesus Cristo, selada pelo Mistério Pascal de sua morte e ressurreição, e celebrada na Eucaristia, explica a organização do congresso.

Veja mais:
 

Edições realizadas

15/06/2008 a 22/06/2008 49º Congresso Eucarístico Internacional
↑ topo