Fortalecer-se em Deus para vencer as batalhas

Pe. Adriano Zandoná / Acampamento São Miguel Arcanjo 2026 – Canção Nova – Foto: Daniel Xavier / Canção Nova
Todos os dias, quer percebamos ou não, somos convocados a um grande combate espiritual na mente. Celebrar os anjos e refletir sobre as realidades espirituais nos lembra de que não estamos em um passeio tranquilo: há uma batalha real acontecendo ao nosso redor e, principalmente, dentro de nós.
Muitas vezes, a tentação do mundo moderno é nos entorpecer com prazeres, distrações, entretenimento e estímulos visuais para esquecer essa dura realidade. No entanto, ignorar o combate não faz com que ele desapareça. Não acreditar no inimigo ou questionar os caminhos de Deus não nos protege; ao contrário, nos deixa vulneráveis em meio a um campo de batalha.
Diante a batalha, fortalecer a mente
Geralmente imaginamos que os maiores desafios da vida estão nas atitudes ou nas circunstâncias externas, mas a verdade é que o verdadeiro combate espiritual na mente é o que decide nossas vitórias e derrotas. Ninguém perde o rumo nas ações sem antes ter cedido à tentação nos pensamentos. É na mente que o inimigo tenta construir fortalezas e plantar mentiras:
- Mentiras sobre você: “Ninguém gosta de mim”, “Eu não tenho valor”. A Palavra de Deus diz o oposto: você é precioso e foi chamado pelo nome.
- Mentiras sobre a Igreja: “A Igreja só tem gente falsa”. Esquecemos que a Igreja é feita por nós (homens e mulheres falhos em processo de santificação) e que julgar o outro é, muitas vezes, caguejar da própria hipocrisia.
- Mentiras sobre a sua vida: “Nada vai dar certo”. Sua vida é uma bênção e há caminhos de renovação abertos para quem se firma na vontade de Deus.
Hoje, Deus quer libertar a sua cabeça. Assim como a Bíblia ensina em Efésios 6, a Palavra de Deus é a espada do Espírito. Ela deve ser usada para cortar as falsas ideias que alimentamos e deixar apenas o que é essencial para a nossa salvação.
Receba conteúdos do Eventos Canção Nova no seu e-mail
Entendendo as “dores do crescimento” e as Cruzes da vida
No Evangelho, enquanto todos estavam admirados com as curas e prodígios de Jesus, Ele fez questão de alertar Seus discípulos: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Os discípulos não entenderam, pois tinham medo de encarar a realidade do sofrimento.
Muitas vezes, falhamos na vida espiritual porque temos uma ideia errada de felicidade. Achamos que ser feliz é ter uma vida sem problemas, sem cruzes e sem dificuldades. Mas buscar uma vida humana sem provações é como procurar uma roda quadrada: isso não existe na realidade terrena.
“A cruz funciona como um GPS de Deus. Quando você está achando que a felicidade é algo passageiro e se desvia do caminho, a cruz vem e corrige a sua rota.”
As cruzes e purificações não vêm para nos destruir, mas para promover o nosso amadurecimento. São as dores do crescimento espiritual:
- Purificação da própria imagem
- Purificação do apego às pessoas
- Purificação do apego às coisas
Purificação da própria imagem, é libertar-se da idolatria pelo que os outros pensam de você. Você pode controlar o que faz, mas nunca o julgamento alheio. Purificação do apego às pessoas seja filhos, cônjuges e amigos são bênçãos de Deus, mas não são o alicerce da sua vida. Quando colocamos pessoas no lugar de Deus, transformamo-las em ídolos. Purificação do apego às coisas, os bens materiais e as situações terrenas passam. Apenas Deus permanece inabalável.
Leia mais
::Houve uma batalha no céu
::São Miguel o Guardião da Igreja
::São Miguel e a batalha espiritual
Fortalecer a intimidade com Deus
Muitas coisas nesta vida são importantes (a família, o trabalho, a saúde), mas apenas uma coisa é essencial: Deus. Tudo o mais é secundário. Tentar viver uma fé baseada apenas nas estruturas, nas pessoas ou em momentos de consolo superficial nos deixa indefesos diante dos combates. Quando entendemos que a nossa intimidade com o Senhor é o nosso maior tesouro, o combate espiritual na mente perde a sua força, pois nossa alma passa a estar ancorada na verdade infalível do Criador.
Oração de renúncia e entrega: “Jesus, o Senhor é o meu bem mais precioso. Eu confio em ti. Eu quero em tudo fazer a tua vontade e me submeter ao teu querer. Por isso, eu renuncio, em nome de Jesus, a toda ideia equivocada, a todo pensamento errado e a todo raciocínio orgulhoso que se levantam contra o conhecimento de Deus. Eu renuncio, em nome de Jesus, a toda fortaleza do inimigo na minha mente e nos meus pensamentos. Renuncio a toda sugestão do mal, a toda ideia distorcida do que é a felicidade e o bem. Renuncio aos vícios, maus hábitos, ao desânimo, a toda tristeza e a todo apego a mim mesmo, às pessoas e às coisas. Renuncio a todo pecado e a todo mal de qualquer nome, espécie ou poder. E declaro que Jesus é o meu único Senhor.” Amém.
Transcrição e adaptação Jaqueline Scarpin
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS