Paula Guimarães lança livro durante #hosana2014

Ana Paula Guimarães. Wesley  Almeida/cancaonova.com

Ana Paula Guimarães. Wesley Almeida/cancaonova.com

Livro conta os bastidores da TV Canção Nova

Alessandra Borges
Da redação

Além das festividades especiais do Hosana Brasil 2014, durante o acampamento, teremos o lançamento do livro da missionária Ana Paula Guimarães sobre os 25 anos da TV Canção Nova.

.: TVCN: 25 anos de lutas e vitórias

O livro conta a história dos bastidores da TV Canção Nova com testemunhos de quem fez e faz parte deste grande canal de evangelização. Para Paula foi um grande desafio conseguir transmitir em palavras tudo aquilo que a Canção Nova é e representa para as pessoas.

A equipe do Portal Canção Nova entrevistou a consagrada para saber mais sobre o livro ‘TV Canção Nova, a vida por trás das câmeras’.

cancaonova.com: Como surgiu a inspiração para escrever este livro?

Paula Guimarães: Surgiu com a comemoração do aniversário dos 25 anos da TV Canção Nova. Eu me reuni com um grupo de amigos da TV e juntos pensamos em várias festividades para celebrar esses 25 anos. Também queríamos homenagear monsenhor Jonas Abib, pois quando ele fez 25 anos de sacerdócio, ganhou uma emissora de TV; agora, com 50 anos de vida religiosa, ele ganha um santuário. Eu descobri que Deus não para e Ele tem um projeto lindo para a Canção Nova. Foi muito bom poder verificar a história e conhecer quem a faz.

cancaonova.com: Como foi escolher, entre tantos fatos marcantes, aqueles que iriam fazer parte deste livro?

Paula Guimarães: Comecei este projeto destacando as dez principais pessoas que representam o início da TV Canção Nova e que poderiam me contar, em detalhes, como começou e o que eles estavam sentindo. Fiz questão de narrar os sentimentos que estavam por trás das câmeras naquele primeiro dia, 8 de dezembro de 1989, de início da TV Canção Nova. Foram mais de 100 horas de gravação e, junto com o livro – ‘TV Canção Nova, a vida por trás das câmeras’ –, pensamos em um DVD – ‘Os bastidores de uma história de fé e coragem’. Fui ouvindo a história de cada. O mais interessante, que observei, é que quando se conta uma história, cada um tem um ponto de vista. Em relação às datas, eu as confirmei com os jornalistas, porque eles são mais precisos.

Tive a graça de estar com o monsenhor Jonas durante 1 hora, 19 minutos e 13 segundos, quando ele pôde contar as emoções daquele dia e o que aconteceu. Assim, foi possível contar os detalhes no livro. Sintetizar tudo é difícil, e quem viveu a história vai dizer que faltou alguma coisa ou que algo não está certo; e para aquele que não a viveu, não conseguirá perceber toda a história, porque são 25 anos a serem contados. No livro, não couberam todos os fatos, mas o DVD e as fotos vão contribuir.

Paula Guimarães lança livro no HosanaBrasil

Paula lança o livro ‘TV Canção Nova, a vida por trás das câmeras. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

cancaonova.com: O título do livro é ‘A vida por trás das câmeras’; portanto, o leitor pode esperar uma leitura bem envolvente, que conta os bastidores da emissora nesses 25 anos?

Paula Guimarães: É verdade o que conto, pois é o que aconteceu e o que me relataram. Conto coisas engraçadas, por exemplo, porque nós, missionários e colaboradores, temos o desejo de contar o que experimentamos nos bastidores e também os lindos testemunhos e milagres que presenciamos.

Eu procurei contar os principais fatos, mas há muita coisa boa que não coube no livro. Consegui escrever 200 páginas, mas somente 100 vão para o impresso, porque foi preciso acrescentar as fotos. Acredito que tenha ficado bacana, pois contei com a colaboração de mais de 500 pessoas entre sacerdotes, cardeais, missionários, colaboradores, engenheiros e jornalistas que estão nos bastidores desta obra.

cancaonova.com: Como está a sua expectativa para o lançamento do livro durante o Hosana Brasil 2014?

Paula Guimarães: É um ano de comemorações, e a maior data, sem dúvida nenhuma, é no maior evento do ano: o Hosana Brasil. Estou com o coração alegre e muito feliz, e o meu desejo é que este livro sirva para a evangelização, pois ele conta um pouco da história desta obra. No livro, separei um capítulo só para o padre Léo; e escrever sobre ele foi um dos momentos mais especiais, porque conto um pouco da sua trajetória e dos milagres que Deus fez e ainda faz na sua ausência. Quem ler o livro vai viver uma experiência espiritual.

O livro estará disponível a partir da primeira semana de dezembro na loja virtual do Portal Canção Nova ou pela revista Porta a Porta.

Durante o Hosana Brasil, Paula vai autografar seu livro na loja do Davi, na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Datas e horários das sessões de autógrafo:
5 de dezembro – 12h
6 de dezembro – 15h30.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo