Sérgio Coutinho

Lâmpada para os meus passos é a tua Palavra, e luz no meu caminho

A Palavra de Deus em todo lugar

Lâmpada para os meus passos é a tua Palavra e luz no meu caminho. Deus nos chama a uma entrega total à Sua Palavra em qualquer lugar e em qualquer situação. A Palavra de Deus não surgiu do nada; ela foi construída ao longo de milênios, a começar pela espiritualidade do povo judeu, que deu origem à Torá, os primeiros cinco livros da Bíblia.

Deus escolhe o improvável

É fascinante pensar que, para ser o seu povo eleito, Deus escolheu os judeus. Um povo pequeno, nômade, vivendo no deserto. Ele poderia ter escolhido o poderoso império egípcio da época, mas não o fez. Ele escolheu os mais humildes, os que pareciam não ter nada. E se revelou a eles, dizendo: “Eu escolho você para ser o meu povo. Eu escolho você para ser o meu escolhido”.

Essa mesma lógica se aplica à sua vida. Você pode se perguntar: “Quem sou eu na fila do pão? Que importância eu tenho?”. Mas Deus não lhe vê assim. Ele não olha para você como apenas “mais um” na multidão. Deus o ama, conhece-o pelo nome, conhece a sua história, as suas necessidades. E não só o ama, como o escolhe.

Deus o escolheu para algo novo, para uma obra nova em sua vida. Ele o escolheu porque você é especial para Ele. Assim como escolheu o povo judeu, pequeno e deixado de lado no deserto, um povo que dependia inteiramente d’Ele para ter água da rocha, maná e até codornizes para comer. Ele o escolheu.

Grandes santos e homens de fé nos ensinaram que a Palavra de Deus não é apenas uma mensagem de amor, mas o próprio Deus que se inclina para nós. Ele alcança a sua realidade, a sua história com amor.

A lei de Deus e o mundo de hoje

Há mais de 1000 anos antes de Cristo, o povo de Deus já fazia experiências com Ele, e ia incorporando a lei divina em seu cotidiano. Eles viviam em um tempo em que as nações ao redor eram politeístas e idólatras, adorando bezerros de ouro e outros deuses.

Você acha que hoje é diferente? Os ídolos mudaram, mas a idolatria continua. Deus, no entanto, continua chamando o seu povo para si. A Palavra de Deus, construída ao longo do tempo, foi colocada no coração do povo. E quando Jesus, o Verbo que se fez carne, veio habitar entre nós, Ele nos ensinou sobre a profundidade dessa Palavra.

Ele é a própria Lei encarnada, o caminho para uma vida de verdadeira liberdade. A Palavra de Deus nos convida a seguir por um caminho que, muitas vezes, é contrário ao que o mundo nos oferece, mas que é o único capaz de nos levar à plenitude.

Confira a pregação completa no vídeo abaixo:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.