Ironi Spuldaro

Lava-me e eu ficarei puro!

Olha que sinal importante! Nós fizemos um caminho, irmãos, e é esse caminho que começamos, hoje, aqui na Canção Nova, rumo à grande Festa da Misericórdia. Essa trajetória representa uma síntese profunda de tudo o que vivemos durante a caminhada quaresmal. Como verdadeiros peregrinos da esperança, buscamos em Deus a vida nova – por meio da oração, da mortificação, da caridade, da penitência e da confissão.

Sim, Deus é bom. E veja como Ele quis prolongar sua salvação para toda a humanidade. Já temos a Semana Santa, esse tempo tão rico e denso de significado. Mas, em sua infinita misericórdia, Jesus pediu à Igreja que celebrasse também a Festa da Misericórdia, no segundo domingo da Páscoa. Uma Páscoa prolongada, um convite a continuar mergulhando na salvação.

Mas para que serve a misericórdia do Senhor? Para nos lavar, purificar, renovar. Porque é impossível encontrar vida verdadeira em Deus se estamos no pecado. Mesmo que passemos pelo vale da morte, mesmo que experimentemos milagres, sem a purificação pela misericórdia não há plenitude da vida em Deus. Muitos de nós já passaram por essa experiência – e muitos ainda passarão – de serem levantados por Deus após quedas profundas. Ele quer dar nova vida, não a morte eterna.

E quando Deus permite sofrimentos, humilhações, doenças, crises que parecem sem saída, Ele o faz porque quer nos conduzir à Sua misericórdia. Quer nos purificar, nos salvar.

Nossa Senhora, em suas aparições em Medjugorje, é clara: ela começou pedindo confissão frequente, depois mensal… e hoje pede confissão semanal. É como se a urgência do Céu estivesse aumentando. Antes, recomendava-se uma vez por ano, como ensina a Santa Igreja em preparação para a Páscoa. Mas a Mãe de Deus está nos alertando: vigiai e orai.

E o que significa vigiar e orar? Significa ter contato com Deus, intimidade com o Senhor, viver em paz consigo mesmo, com os irmãos e com Deus. E se não estamos em paz em algum desses níveis, há algo errado. Há pecado.

Confira a pregação completa no vídeo abaixo:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.