Padre Douglas Pinheiro

Moldados: Por Deus ou pelo mundo?

MOLDADOS: Por Deus ou pelo mundo?

Quando Jesus veio ao mundo para nos salvar, Ele também nos chamou a sermos configurados a Ele.

O que significa configurar-se a Cristo?

Configurar é um termo amplamente usado, inclusive em tecnologia. Quando configuramos uma máquina, inserimos nela comandos que a fazem operar conforme seu propósito. Da mesma forma, ser configurado a Cristo é permitir que Ele nos molde para funcionarmos conforme a vontade divina.

Uma máquina, mesmo valiosa, sem configuração, não cumpre sua finalidade. Por exemplo, um computador caro não tem utilidade se não estiver configurado com um sistema operacional. Apertar o botão e nada acontecer é sinal de que algo essencial falta.

Essa realidade material nos ajuda a entender nossa dimensão espiritual. Assim como as máquinas necessitam de um sistema invisível para funcionar, nós, como criaturas de Deus, precisamos da força interior que Ele nos dá – o Espírito Santo – para vivermos plenamente.

Virtualidade: Um conceito antigo e profundo

O termo “virtual”, que muitos associam à tecnologia, tem origem no latim virtus, que significa força. Na teologia cristã, virtus se refere à força divina que opera dentro de nós. A configuração de uma máquina é virtual, ou seja, uma força invisível dá vida a algo palpável. Da mesma forma, nossa alma é essa força virtual que nos faz viver, mesmo sem ser visível ou palpável.

Imagine a internet, que passa por nossos celulares, você não a vê, não pode tocá-la, mas ela está ali, conectando pessoas, transmitindo informações. Se um homem da Idade Média visse um vídeo em uma tela, poderia pensar que algo sobrenatural estava acontecendo. Mas hoje entendemos que há uma “força invisível” operando nos dispositivos.

Assim também é a vida que Deus colocou em nós. Nosso corpo é como o dispositivo, mas a vida, a alma, é a força virtual que o move. Nem o médico mais experiente pode ver a vida ao abrir um corpo em cirurgia. Ele vê órgãos, mas não a essência que faz tudo funcionar.

Configurados para a glória de Deus

O mesmo Deus que nos criou e nos deu vida deseja nos configurar à Sua imagem. Como um programador molda o sistema operacional de uma máquina, Deus quer moldar nossos corações. E esse processo não é automático; é uma escolha diária de deixar-se ser conduzido pela força do Espírito Santo.

Que possamos nos abrir a essa configuração divina. Permita que o Espírito configure seu coração, para que você viva plenamente o propósito para o qual foi criado.

Assista a pregação completa:

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS

CLIQUE AQUI E BAIXE A AGENDA DE EVENTOS 2025

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.