Danilo Gesualdo

No mundo, mas guardados do inimigo!

O momento de intimidade entre Jesus e o Pai

Essa é a oração de Jesus, e eu quero que você preste muita atenção nesta leitura, porque não é sempre que a Bíblia nos mostra Jesus em um momento de intimidade com o Pai, revelando tudo aquilo que Ele está pedindo ao Pai.

Existem momentos muito específicos da palavra de Deus que a Bíblia nos mostra de maneira clara – O que Jesus está rezando ao Pai? Como Jesus está rezando ao Pai? —, mas não são muitos.

Diante de tantos momentos em que, certamente, Jesus se retirou para rezar, a Bíblia nos mostra alguns, e, para mim, este aqui é um dos mais belos trechos da palavra de Deus. É o coração do Filho se unindo ao coração do Pai.

A última oração antes do sofrimento

Mas não é somente uma união de oração. Nós precisamos entender que esta é a última oração que Jesus faz ao Pai antes de começar a sua via de sofrimento. Porque, se você virar a página da sua Bíblia, no capítulo 18, você vai ver que, após essa oração, Jesus já é traído e preso.

Então, existia, certamente, neste momento de oração de Jesus ao Pai, toda uma realidade de sentimentos do Jesus Homem. Ele sabia que seria traído e que sofreria. E, ali, Ele estava fazendo os Seus últimos pedidos ao Pai.

A oração sacerdotal de Jesus

Vamos ler esta passagem, no Evangelho de São João 17,1, que diz assim:

Assim falou Jesus. Então, levantando os olhos ao céu, ele disse:
“Pai, chegou a hora. Glorifica teu Filho para que teu Filho te glorifique,
assim como lhe deste autoridade sobre todo ser humano,
para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.
Ora, a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro,
e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo.”

O sumo sacerdote e o sacrifício perfeito

Essa oração é chamada de oração sacerdotal, porque, no Antigo Testamento, como o Roberto nos trouxe ontem, uma das funções do sacerdote era oferecer sacrifício a Deus e interceder pelo povo. E Jesus, nesta palavra, está como o Sumo Sacerdote que está oferecendo a si mesmo ao Pai como sacrifício perfeito.

Confira a pregação completa no vídeo abaixo:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.