O principal mandamento

O principal mandamento

Confira a homilia com Padre Vicente Neto

(Mc 12,28-34)
Naquele tempo, um mestre da lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. Jesus respondeu: “O primeiro é este: ‘Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda tua alma, e de todo teu entendimento e com toda a tua força!’

O segundo mandamento é: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’! Não existe outro mandamento maior do que estes”. O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é o único Deus, e não existe outro além dele’. Amá-lo de todo coração, de toda a tua mente e com toda tua força, e amar o próximo como a si mesmo, é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.

Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

– Palavra da salvação

O poder do testemunho

Expressar o desejo do nosso coração, para a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, é pedir ao Senhor: mostra-nos os Seus caminhos, a Sua vontade. O homem e a mulher que Deus deseja é aqueles que colocam os pés nas pegadas de Jesus, que se esforçam para andar nos caminhos do Senhor.

Não é qualquer caminho que vale para nós, não é qualquer estrada, têm que ser os caminhos apontados por Deus, por isso exige de nós oração, discernimento e, sobretudo, a busca da Palavra de Deus.

É nessa direção que a liturgia nos encaminha. É preciso ater-se ao poder do testemunho, porque o homem e a mulher que faz uma experiência de fé viva com Jesus encontra dentro de si forças para ir até o fim, para não desanimar e não ficar no meio do caminho.

Confira a homilia completa:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.