Os frutos são como um selo de autenticidade
Em Gálatas 5,16-24, Paulo cita para nós os frutos da carne e os frutos do Espírito Santo. Como saber se, em minha vida, o Batismo no Espírito foi verdadeiro? São pelos frutos do Espírito, pois eles são como um selo que atesta a autenticidade da experiência com Deus.
Para que não sejamos cristãos falsificados, propagandista de Jesus, precisamos ter os frutos do Espírito. São eles que comprovam a coerência e a autenticidade de que somos cristãos e levamos a sério a nossa fé. A Igreja nos ensina que os frutos são como perfeições que o Espírito gera em nós.
Encontramos, na Palavra de Deus, exemplos dessa ação do Espírito, como no livro do Gênesis, quando narra a história de Caim e Abel. Abel apresentou a Deus o que ele tinha por primeiro, as primícias do seu trabalho. Em Gênesis 4, diz que a oferta de Abel agradou a Deus.
O que são as primícias?
É o que dou para Deus como primeira oferta. O Espírito Santo quer nos levar para o Céu, mas, já aqui na Terra, Ele gera em nós uma “fome” do Céu. Qual é a melhor parte que posso entregar para Deus? São os frutos do Espírito agindo em mim.
As expectativas de Deus
Os frutos do Espírito são as expectativas de Deus sobre nós. Na Palavra de Deus, encontramos, várias vezes, a figura do agricultor que planta e espera o fruto da sua plantação. O Pai das Misericórdias tem expectativas a nosso respeito. Devemos olhar para Deus e dizer: “Pai, não quero te decepcionar, quero dar frutos para ti. Que eu não seja como uma árvore que não dá frutos, uma árvore seca”.
Sabe como se chamam os frutos que podemos dar para Deus nesta vida? Santidade e conversão. Em Lucas 15,4, encontraremos o segredo para a vivência verdadeira da fé cristã. Devemos estar conectados em Jesus, sendo um só com Ele.
Precisamos saber esperar em Deus, ter paciência, perseverança na caminhada, mesmo em meio a tantas lutas, combates e desafios.
Cristãos que geram frutos autênticos
Podemos ser cristãos que dão frutos ou folhas! Que cristão você quer ser? O carnaval está chegando. Que tipo de cristão você será nestes dias de folia? Que nós não sejamos cristãos que dão folhas, e sim frutos, os frutos do Espírito.
Corra com ardor no caminho de santidade. Peça a Deus, por meio do Espírito Santo, que a experiência do Espírito conceda frutos autênticos e não falsificados. Queiramos corresponder à vontade de Deus em nossa vida.
Leia também:
Os dons infusos do Espírito Santo
Transcrito e adaptado por Saulo Macena
Confira a pregação completa:
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS