SAUDADE E LUTO: O LEGADO DO PADRE JONAS ABIB
Hoje é um dia especial, dia de Nossa Senhora de Guadalupe. Quero conversar começando com as mães. Quem tem saudade de alguém falecido? Veja, a palavra saudade, ela é sadia, tristeza mata! Nós temos muita saudade do nosso monsenhor, o padre Jonas Abib!
O padre Jonas foi para mim uma referência, um pai. Meu pai Antônio e o padre Jonas faleceram na mesma época, com diferença de dois meses. Eu confesso a vocês que não foi fácil a perda do meu pai.
No dia da morte do meu pai, como eu já tinha passado por depressão, fica uma lição para vocês, guarda essa frase, um dia eu vou escrever um livro sobre isso: “Quando não é bênção, é lição. E a lição é uma bênção!”

Padre Marcelo Rossi – Hosana Brasil 2025 – Foto: Canção Nova
A importância de viver o luto
O luto é se dar o tempo. Imagina você tem uma ferida e se você for arrancando a casquinha, ela vai infeccionar, e você pode até perder uma parte por causa da infecção. Quantas pessoas não sabem viver o luto! Luto é chorar, é se dar o direito; não é tristeza, mas é o momento da falta que a pessoa faz e você se retira. Eu me respeitei e deixei me respeitar, e hoje as lembranças que tenho do meu pai são tão maravilhosas, me paro rindo por causa da saudade que é sadia.
“Quando não é bênção, é lição. E a lição é uma bênção!”
Muitas pessoas não vivem o luto, e isso pode se tornar um fator desencadeante, um gatilho, levando a uma depressão profunda. Confesso que foi difícil a morte do padre Jonas, mas eu disse: “Senhor, eu coloco nas tuas mãos que eu sei que vai ter a tua hora”. Quem imaginava que 3 anos depois estaria aqui celebrando com saudade e não tristeza o nosso querido padre Jonas.
O segredo da pérola preciosa: casamento e feridas
Quem é casado, por favor? Casamento, vocês escolheram! Os filhos não, mas o casamento sim, você escolheu.
Nossa vocação sacerdotal, e o casamento é a mesma coisa, ela não é uma renúncia, é oferta! Nós, sacerdotes ofertamos aquilo que nós tínhamos de melhor! Aprendi isso com o padre Jonas.
O casamento é lindo! Quando vocês celebram, por exemplo, 30 anos (Bodas de Pérola), para nós é jubileu. Eu completei 31 anos de sacerdócio. Eu estou no jubileu de Nácar.
Ostra ferida é pérola preciosa!
O nácar é uma substância lustrosa, como um leite. A ostra, quando ela é ferida e entra um objeto estranho, o próprio organismo da ostra vai se protegendo com nácar, envolvendo aquele objeto estranho. Ele vai envolvendo, envolvendo, envolvendo, envolvendo e se transforma em pérola preciosa. Ostra ferida é pérola preciosa!
Quem aqui já foi ferido? Diga assim comigo: Eu sou uma bênção! Eu sou uma pérola preciosa! Aqui não é nácar, aqui é o Sangue poderoso de Jesus! Eu fui pedindo a Jesus que ele fosse envolvendo minhas feridas.
Maria, nossa mãe adotiva
No dia de Nossa Senhora de Guadalupe, em que ela apareceu para Juan Diego, ela dizia: “Não estou eu aqui que sou, tua mãe?”.
Deus nos amou tanto que Ele nos adotou. Pelo batismo nós somos filhos de Deus, nós participamos da vida de Deus porque Deus nos adotou.
O amor de Maria é muito grande. Aquela mãe adotiva, assim como o Pai fez conosco, ela amou e ela ama!
A profecia de Gênesis e a derrota de Satanás
Quero destacar o Evangelho de João, capítulo 19, versículos de 25 a 27. A crucificação era proibida para homens que pudessem causar revolta; só crianças, idosos e mulheres podiam ficar perto.
No alto da cruz, Jesus está cumprindo profecias, inclusive a primeira profecia em Gênesis, capítulo 3, versículo 14 e 15, onde Deus Pai diz à serpente: “Surgirá uma mulher e essa mulher vai pisar a tua cabeça”. Satanás odeia Nossa Senhora! Ele odeia porque é a primeira profecia bíblica!
No alto da cruz, Jesus diz: “Mulher (para cumprir a profecia), eis aí teu filho!”. E para o discípulo amado: “Filho, eis aí tua mãe!”.
O discípulo a acolheu em sua casa
Se Jesus tivesse irmãos de sangue, seriam eles que teriam que acolher Maria. Mas o próprio São João fala: “E a parti daquele instante o discípulo a acolheu em sua casa!”. São João não colocou o nome dele porque ele pensou em você e em mim, em nós, que aceitamos Maria como mãe.
A cura interior pelo Sangue de Jesus
Eu quero consagrar todos que aqui estão e me consagrar também. Senhor, o Senhor quer nos direcionar através da mãe! Jesus fez questão de nos dar uma mãe.
Assim como o nácar vai envolvendo as feridas, repita comigo: Eu sou vitorioso pelo Sangue de Jesus! Pense um pouquinho, quais são seus medos, seus receios, suas angústias? Eu sou vitorioso pelo Sangue de Jesus!
Transcrição e adaptação: Amanda Martins
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS





