“Vem e vê”

Padre Edmilson Lopes
Foto: Natalino Ueda/cancanova.com

Hoje, a Igreja celebra o dia de São Bartolomeu. Em suas catequeses, o Papa Emérito Bento XVI falou sobre os apóstolos. Quando se referiu a Bartolomeu, disse que não temos na palavra referência profunda sobre a vida dele, mas que o santo é identificado, no Evangelho de hoje, como Natanael, que significa “Deus nos deu”, e foi morto tendo a pele de seu corpo arrancada.

Natanael disse a Jesus: “De Nazaré pode vir alguma coisa boa?”. É interessante, porque Bento XVI coloca essa frase com outra tonalidade, dá ênfase à liberdade do Senhor que surpreende as nossas expectativas ao se colocar em um lugar no qual não esperávamos. É isso mesmo, amados, temos um Deus que nos surpreende. Para um judeu, como Natanael, não era fácil acreditar que Jesus era o Messias.

Nesta leitura do Evangelho, precisamos destacar também o que Filipe disse: “Vinde e veja!”. Irmãos, essa é a missão da Canção Nova, anunciar um Cristo vivo e vivido.

Nós queremos fazer com que cada pessoa faça a sua experiência pessoal com o Senhor e tenha a vida totalmente modificada. Uma vez experimentando Cristo, devemos renunciar tudo aquilo que não vem do Senhor e não nos leva até Ele. A Palavra diz que aqueles que não se deixam mudar por Ele passam pela segunda morte, que é a eterna.

"Quem está vivendo uma vida errada, pare agora mesmo!"
Foto: Natalino Ueda/cancanova.com

A nossa maior expectativa deve ser a de mudança. Devemos mudar o nosso interior para que ele seja restaurado por Deus. Enquanto comunidade, somos ousados a falar em nome do Senhor, pois somos criados para o céu. Como boca de Deus, devemos alertar a cada um para que não pereça no Fogo Eterno. O único que pode mudar a sua vida é Jesus Cristo, por isso dê abertura para que Ele o mude. A vida de Bartolomeu mudou através da experiência que ele fez com o Senhor.

O céu é exigente. Quem está vivendo uma vida errada, pare agora mesmo! Converta-se. “Comigo, o máximo de exigência; com os outros, máximo de misericórdia” (Dom Alberto).

Nós precisamos nos converter. Não coloquemos fardos sobre a cabeça dos outros, mas sobre nós mesmos as exigências da transformação e da mudança.

Abra-se à ação e deixe que Jesus o visite. Permita que essa graça aconteça com você!

 

 

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

↑ topo