A amizade com Jesus gera compromisso

Padre Pedro Cunha
Foto: Mariana Lazarin/CN

Querida juventude da Diocese de Lorena, que alegria poder neste dia da Santíssima Trindade estarmos aqui e poder escutar estas palavras de Jesus: “Já não vos chamo servos, vos chamo de amigos.” Toda nossa jornada está no viés deste tema.

Jesus, quando disse esta frase, o fez em um contexto. Ele começa afirmando assim: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros” (Jo 15, 16-17)

Nós somos amigos do Senhor e Ele nos escolheu para isso. Não foi o acaso, não foi uma iniciativa nossa. Talvez para muitos isso não signifique nada, mas para nós que estamos aqui vale muito. Cristo nos escolheu para sermos amigos d'Ele, mas a questão é saber se nós também O escolhemos. Você sabe que uma amizade não pode existir apenas de um lado. Não existe amizade se não existe amor de ambos os lados. Para que o nosso relacionamento com Jesus seja chamado de amizade é preciso que também da nossa parte tenha um amor.

Jesus é nosso amigo porque nos amou sem limites, nos amou ao extremo. Não foi um amor de palavras, foi um amor de atitudes e gestos concretos.

Naquelas horas que não temos ninguém por perto, como num momento de dor, ou naqueles momentos que nós caímos feio em que não há ninguém ao nosso lado, nestes momentos nós só temos a voz do Senhor, o acolhimento d'Ele. Nosso primeiro choro é ali com Ele, nosso primeiro arrependimento é ali diante d'Ele, nosso primeiro encorajamento escutamos d'Ele, isso torna Jesus um amigo de verdade para nós, mas ainda resta saber se isso ocorre de nossa parte.

Se tudo isso torna Jesus nosso amigo, o que nos torna amigo do Senhor? Perguntemo-nos: "O que faz de mim um amigo de Jesus?". Não existe amizade sem atitudes concretas.

Alguns pontos neste sentido nós podemos começar a repensar. Não dá para ser amigo sem ter afinidade, não dá para ser amigo sem curtir algumas coisas com nosso amigo. Você curte aquilo que Jesus curte? Quais as suas atitudes, neste mundo, que Jesus curte? O que será que Jesus – como seu amigo – diria a seu respeito? Hoje dia da Santíssima Trindade, o que será que Jesus diria ao Pai sobre a sua amizade com Ele?

Jornada Diocesana da Juventude de Lorena
Foto: Mariana Lazarin/CN

Quantas vezes você teve vergonha de apresentar Jesus como seu amigo lá na sua escola, na faculdade, no seu trabalho? Quantas vezes o seu namoro foi mais importante do que Jesus e você trocou a sua amizade até por coisas inconvenientes e destruidoras? Quantas vezes você deixou Jesus quando as pessoas falavam mal d'Ele, quando você poderia defendê-Lo e dizer: 'Sim, Jesus é meu amigo!'? Quantas vezes o seu amigo ficou esperando por você e você não compareceu? Quantas vezes, Cristo se imolou no altar da Eucaristia e você não estava lá, você estava longe demais, estava gastando sua vida e seu tempo com coisas banais?

Nós somos amigos de Jesus Ressuscitado quando sonhamos os mesmos sonhos d'Ele, afinal de contas, nada no mundo é mais legal do que uma amizade de sonhos comuns, uma amizade na qual nós nos unimos para atingir um objetivo comum. O amigo não é uma pessoa à parte da nossa vida, ele vive a nossa vida conosco. Você tem os mesmos objetivos de Jesus? Ao ler o Evangelho você diz: 'Isso que Jesus está dizendo é o que eu penso, é o que eu desejo' ou há uma grande diferença entre as suas ideias e as de Cristo? Para saber se você é um amigo do Senhor você deve levar tudo isso em conta.

Imaginando que você e Jesus são amigos, uma amizade sempre produz um bom fruto. Quais são os frutos da sua amizade com o Senhor Jesus? Há um ditado popular que diz: "Diga-me com quem andas que eu lhe direi quem és". Nós vemos que, quando uma pessoa anda com um grupo, ela fica parecida com ele [grupo]. Será que podemos dizer isso de você com relação a Jesus? Será que o mundo enxerga em nós este jeito de ser de Jesus?

'O que faz de mim um amigo de Jesus?'
Foto: Mariana Lazarin/CN

Muitas vezes, a nossa proximidade com o Senhor é muito no ideal, nas ideias, o modo de ser que nós apresentamos nem sempre condiz com o que acreditamos ou falamos. É necessário que olhemos para nossa vida e nos perguntemos: "O que comprova, na minha vida, que sou amigo de Jesus?" Não existe amizade sem compromisso. A amizade de Jesus conosco gera um compromisso; e no caso de Cristo Ele se comprometeu conosco e provou a Sua amizade amando-nos numa cruz, foi até o fim no Seu compromisso conosco. E hoje nós vemos e nos questionamos: "Qual o compromisso que os jovens estão tendo com Jesus?" Nosso compromisso ainda é muito pequeno.

Muitas vezes, fazemos da paróquia um compromisso social, ajudamos ali num grupo de jovens ou em um trabalho qualquer, mas o nosso compromisso deve ser na nossa vida, de forma integral, o nosso compromisso com o mundo, de, como cristãos, nos questionarmos o que podemos fazer para expressar este amor de Deus para a humanidade.

Quantas vezes um colega de faculdade esperava uma palavra sobre Jesus e você não a disse. Quantas vezes uma pessoa estava caída e esperava uma pessoa para levantá-la e você não fez nada… Quantas vezes Jesus esperou o seu comprometimento, mas você não compareceu para falar d'Ele.

Se você, de fato, é amigo de Nosso Senhor Jesus Cristo precisa rever a sua vida e ver se existe comprometimento de verdade com Ele nas coisas do dia a dia. Cristo nos amou sem limites, tudo o que Ele podia fazer por amor a nós Ele o fez, deu a Sua vida por amor a nós. O Senhor nunca foi preconceituoso conosco. De todas as porcarias que nós já fizemos, quando foi que Cristo nos rejeitou? Quando Jesus nos deixou no chão? E quando nós caímos não foi Ele que nos deu forças para nos levantarmos? Jesus foi e será o único amigo com quem nós podemos contar nas horas mais difíceis.

Este dia é para nós repensarmos a nossa amizade com Jesus. Pensar no tempo que nós estamos reservando para esta amizade, pois  nós temos um Amigo que não é um ídolo, que não é uma figura qualquer, nós podemos dizer: "Eu tenho um amigo que é Deus!"

E um amigo nós temos sempre um enorme prazer de andar com ele, de estar com ele. Um amigo não tem vergonha do outro, leva-o aonde quer que vá. É triste ver um jovem que se esconde de Jesus, que vai para a balada e esconde o crucifixo que leva no peito porque tem vergonha de que outros descubram que ele é cristão. Quando você está namorando, passeando, curtindo, onde está Cristo?

Quantas vezes você já se escondeu do Senhor para fazer seus pecados e, apesar disso, Ele sempre esteve lá? Este Amigo não nos abandona mesmo quando nós O abandonamos.

Transcrição e adaptação: Daniel Machado

↑ topo