A virtude da humildade

Padre Edimilson
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

É importante para nós tomarmos consciência aquilo que o apóstolo Pedro nos fala na primeira leitura de hoje, pois é uma recomendação de Deus. Ele nos diz que, no momento certo, o próprio Cristo nos exultará, mas isso só será possível por meio da humildade.

Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos que se fazem pequenos. Se todos nós pensássemos assim, com certeza a maior parte dos relacionamentos não seriam tão tumultuados.

As tribulações acontecem, porque nenhum dos lados quer ceder e, assim como o Evangelho nos mostra, ser o último aos olhos dos homens e o primeiro aos olhos de Deus.

Como nos diz o Papa emérito Bento XVI: “Quem ama realiza todos os sacrifícios com alegria”. Mas será que, hoje, você tem se alegrado com as ofertas que tem feito a Deus ou simplesmente para nas murmurações?

A maior arma para vencermos o maligno é a humildade. Foi dessa forma que Maria pisou na cabeça da serpente, pois ela se fez pequena, a menor entre todas, para que a vontade de Deus fosse maior do que tudo em sua vida.

A simplicidade e a docilidade, características próprias de Maria, são as maiores armas contra o mal. Não bata de frente, pois Deus resiste ao que é soberbo e tenho certeza que você não quer fazer parte dos resistentes a Deus, mas sim dos amigos d'Ele.

Não caia no pecado de pensar que muitas pessoas praticam o mal no mundo e jamais pagam por isso. Elas podem até não pagar diante dos homens, mas, com certeza, a falta de humildade em seus corações faz com que sejam quase que desconhecidos do Pai.

Toda verdadeira recompensa vem do alto. Por este motivo, não espere por reconhecimento quando tentar ser a melhor esposa, o melhor padre ou o melhor filho, pois o Senhor tudo vê e sabe o esforço que está empregando nesses gestos.

Uma oração que agrada Deus é uma oração que se importa com os demais. Não podemos renunciar o bem dos irmãos apenas para viver uma intimidade com o Senhor, pois quem não consegue amar o seu próximo, jamais será capaz de amar a Deus.

"Toda verdadeira recompensa vem do alto", ensina Padre Edimilson
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Assim é em todas as áreas da sua vida. Quando um ministério de música, por exemplo, deixa que a vaidade tome conta da sua missão, ele pode até tocar para Deus, mas jamais irão tocar por Ele. O Senhor não precisa de músicos, mas de ministros capazes de apresentá-Lo.

Você não pode sair da Celebração Eucarística da mesma forma que chegou, porque o principal objetivo da Santa Missa é nos fazermos melhores. Cada vez que recebemos o Seu Corpo e Sangue precisamos mudar, precisamos nos parecer cada vez mais com o Ressuscitado.

O brilho do Senhor deve refletir nas suas palavras, nos seus gestos e em toda sua vida, porque, muitas vezes, a única forma do mundo experimentar o amor do Pai é por meio da sua vida. Se essa experiência for negativa, com certeza eles jamais verão a face do Pai.

Peça ao Senhor a virtude da humildade, um coração capaz de receber o Espírito Santo, permitindo que Ele faça morada em seu ser. Essa virtude, que é própria dos santos, precisa ser desejada por nós como o tesouro mais caro, o qual, quando encontrado, é capaz de alegrar nosso coração e nos permitir sonhar os sonhos de Deus.

Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

↑ topo