As lições do Presépio

.: Ouça esta pregação na íntegra

Queridos irmãos, e amigos da Canção Nova. Você já se perguntou o porquê de a Igreja colocar um tempo de Natal? Existe a oitava da Páscoa, são oito dias que vivemos depois desta data, assim, acontece no Natal também. Muitos se questionam por que comemorar se Jesus já nasceu e morreu. Na verdade, é que o tempo de Jesus não passa.

Hoje, podemos comemorar o Natal como se este não tivesse acabado, como se Jesus tivesse nascido hoje. Assim como você pode rezar a Jesus, hoje, porque as ações de Jesus não passam, pois para Deus não existe tempo nem espaço, pois, são criaturas de Deus. Ele pode andar sobres as águas, porque Ele é Senhor e Criador. Suas ações não se perdem no tempo, todos os mistérios da vida, suas etapas não passam. Por isso, contemplamos a vida de Jesus no rosário. Cristo continua vivo em cada etapa de sua vida. Ele assumiu nossa natureza e assim nos divinizou. A Virgem Maria concebeu Jesus sem pecado, Deus a preservou de toda mancha. Mas, o demônio nos escraviza pelo pecado, e tenta nos escravizar dizendo que Nossa Senhora também tem pecados.

Mas, na verdade, nossa Mãe Maria foi preservada do pecado, pela morte de Jesus na cruz, porque para Deus não existe tempo, nem espaço. Deus escolhe o pequeno para se manifestar. Os pastores encontraram Jesus na manjedoura, e eles o louvavam. Muitos não meditam na Palavra de Deus, mas Maria a meditava nos acontecimentos, em tudo que lhe acontecia. Quando o tumulto tomar conta do seu coração, as preocupações, pensamentos, pare! Não tome nenhuma decisão, mas faça como Maria, que meditava tudo em seu coração.

No capítulo 2 de São Mateus, ele nos fala sobre os magos que foram adorar ao Rei dos judeus, o qual havia nascido em Belém. Por isso, a Epifania do Senhor, para as igrejas do oriente, é mais importante que o Natal, porque nela há sinais extraordinários. Epifania quer dizer \”manifestação\”, é o dia em que Jesus se tornou conhecido para o mundo. Os magos se guiaram pela estrela, não existia bússola naquele tempo, Deus os guiou até Belém, através de uma estrela.

Eles vieram do Oriente para Jerusalém, conheciam a história dos judeus, mesmo morando longe, pois o reinado de Davi era bem conhecido. Deus revelou para esses magos que Deus nasceu, eles esperavam encontrar o Rei Deus, Rei dos judeus, no palácio, por isso, foram lá, mas O encontraram numa manjedoura. Deus age de forma diferente de nós e precisamos entender isso para compreender os Seus desígnos. Começamos a murmurar e a nos desesperar em muitas situações, por isso, precisamos nos esvaziar para que Deus possa agir em nós. O que não podemos fazer, Deus o faz. \”Deus faz o feijão nascer na terra, mas não vai tirar o feijão do saco e plantar por você\”.

Cristo se manifestou de maneira tão simples, em um presépio, foi assim que Deus se revelou aos homens, foi sua \”Epifania\”. Jesus se encarnou a primeira vez em Maria e se deu a nós, agora o faz através da Sagrada Eucaristia. Ele vem permanecer em nosso coração.

Que a sede de Deus acompanhe o nosso coração!

Trascrição: Manoela Almeida
Fotos: Maurício Rebouças


Prof. Felipe Aquino


Doutor em engenharia mecânica, pregador e escritor

Facebook
Twitter
Blog

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo