Batismo, raiz da sua satificação

Padre Donizete Heleno
Foto: Wesley Almeida
Deus nos chama a vivermos uma vida de santidade. E vida de santidade é o caminho que somos chamados a percorrer. A vontade de Deus para nós é a nossa santificação.

Precisamos trilhar esse caminho, estamos em um processo de santificação; Deus Pai nos dá muitas oportunidades para alcançarmos essa graça [santificação]. É justamente o Espírito Santo que realiza em nós esse processo de santificação.

A vida de santidade é a nossa resposta ao amor de Deus. E santidade nada mais é do que uma vida totalmente mergulhada no Senhor. Todos nós somos convidados pelo Pai para trilhar esse caminho [santificação].

Eu quero apresentar a você esse caminho a ser trilhado. A primeira coisa a fazer é reconhecer o Amor de Deus. Não conseguiremos viver uma vida de santidade se não reconhecermos que somos amandos pelo Senhor.

Na primeira Carta de São João, capítulo 4, dos versículos 8 a 10: "Quem não ama, não chegou a Deus, pois, Deus é amor. Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos a vida por meio dele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como oferenda de expiação pelos nossos pecados".

Esta é a verdade mais importante que precisamos reconhecer em nossa vida: Somos amados por Deus Pai, que nos amou quando ainda éramos pecadores. Ele nos amou e nos chamou para uma vida de santidade.

Deus o ama e esta verdade deve nortear a sua vida! Se você não se reconhecer amado pelo Senhor, você não conseguirá viver os mandamentos do Senhor. Só quem ama e confia é capaz de obedecer a Deus.

Quando não reconhecemos o amor de Deus em nós, nos afogamos nos vícios, numa vida vazia e sem sentido. Reconheça diante de Jesus Eucarístico o amor que Ele tem por você. Uma vez que somos amados por Deus, precisamos descobrir os caminhos a serem trilhados.

Em Efésios, capítulo 1,3-5b: "Deus nos escolheu, antes da criação do mundo, para sermos santos e íntegros diante dele, no amor".

"Santos" quer dizer "separado". Separado por Deus para santificar todas as realidades deste mundo para uma finalidade: manifestar o rosto de Deus neste mundo.
E "íntegros" que dizer estar por inteiro na vocação que você abraçou. Porque Deus me ama, eu posso corresponder a este chamado do Senhor em minha vida. Todos são chamados a uma vida de santidade.

Primeiramente, Deus Pai manifesta o Seu amor por nós, depois Ele nos chama a uma vida de santidade. Contudo, a decisão de corresponder a esse chamado parte do nosso querer, pois o Senhor respeita a nossa liberdade.

Deus nos chama e nos deixa livres para escolhermos por Ele ou não. Ele nos chama e nos propõe uma vida de santidade. Ele não nos impõe nada; Ele nos atrai com laços de amor.

A santidade é para todos e a resposta é pessoal.

"Deus nos atrai com laços de amor"
Foto: Wesley Almeida

O Criador deu ao homem o poder de decidir para que assim O procure livremente. Vou citar alguns meios para que cheguemos à santidade:

O primeiro meio é a comunhão com Jesus Cristo. Não tem como viver uma vida de santidade sem um relacionamento pessoal com Deus. A experiência pessoal com Jesus Cristo é o meio mais eficaz para a santificação.

O segundo meio é o sacramento do batismo. Não tem como viver uma vida sobrenatural em Deus se não vivermos bem o nosso batismo. Por intermédio do batismo nos tornamos filhos de Deus. No seu batismo você recebeu a graça santificante! Tudo na vida sobrenatural do cristão se fundamenta no sacramento do batismo.

O terceiro meio é a Palavra de Deus como instrumento eficaz de santificação. Não dá para se santificar lendo gibi. Vida de santificação sem a Palavra de Deus não tem jeito.

O quarto meio é o amor à Santa Igreja. A santidade se faz por meio da Igreja. Você se santifica também no serviço à sua paróquia.

O quinto meio é a frequência dos sacramentos. A santificação se dá por intermédio da vida sacramental. Então não perca tempo, busque os sacramentos.

O sexto meio é a santificação por meio da família. Não desperdice nenhum sofrimento da sua casa, use-os para se santificar. Você tem que santificar no ordinário do dia a dia.

O sétimo meio é com a Virgem Maria, a Mãe do Redentor, aquela que acolheu o Santo por excelência.

Esses são alguns dos meios. Queira você também corresponder ao chamado à santidade.

Transcrição e Adaptação: Mariana L. Gabriel

 


 

Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova  

 

↑ topo