Fé, certeza de caminhar até o fim

Padre José Augusto
Foto: Wesley Almeida

Por três vezes já haviam dito que o Filho do homem iria morrer, mas ao terceiro dia iria ressuscitar. Eles não compreendiam o que Jesus estava falando. Então aconteceu.

“Tendo Jesus ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem tinha expulsado sete demônios. Foi ela noticiá-lo aos que estiveram com ele, os quais estavam aflitos e chorosos. Quando souberam que Jesus vivia e que ela o tinha visto, não quiseram acreditar” (Marcos 16, 9- 11). Quem não queria acreditar eram todos os apóstolos, pela condição única: só acredito vendo.

Tomé não estava na hora em que Cristo apareceu, por isso não acreditou, e disse que só iria acreditar se O visse. Ele era um dos apóstolos. Como ser testemunha de Jesus se ele não O tinha visto? Os dez apóstolos tinham visto o Senhor e só Tomé não O viu. Então Cristo aparece para ele [Tomé] e a partir disso ele crê.

O Evangelho nos leva a crer. Existem muitas pessoas que não acreditam em Deus. Talvez você até acreditou por algum tempo n’Ele, mas agora que as coisas não estão indo bem você está perdendo a fé no Senhor. Temos em nossa cabeça que tudo é pela vontade de Deus e que tudo Ele nos concederá. Mas quando isso não acontece, ou seja, quando Ele não faz o que você pediu, e pior ainda: aconteceu de uma forma contrária. E agora?

Tomé viu e creu; os apóstolos viram e creram; assim como Maria Madalena com outras mulheres também viram e creram e todos os que O viram creram. Todos nós somos chamados a crer e a professar o nome de Jesus. Só vive o “PHN” (“Por Hoje Não, por hoje não vou mais pecar”) quem viu Jesus, que é o fundamento de nossa vida. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 6, 14). Quem não crê em Jesus, a vida dessa pessoa não tem sentido. Na passagem “Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel” (João 1, 49). Tinha um homem chamado Natanael, que nunca tinha visto Jesus, e o irmão dele chegou dizendo que tinha visto o Messias. Ele [Natanael] ficou surpreso porque só Deus saberia que ele estava debaixo da árvore.

Onde quer que estejamos Cristo vai estar conosco. Natanael acreditou porque viu o Senhor. Creia que Jesus é o seu Deus! Na crise em que está, hoje, você acredita? Se o Senhor disse tudo o que pedirmos ao Pai Ele resolve, então você crê?

“Então Jesus perguntou aos Doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus!” (João 6, 67-69). Jesus multiplica os pães e diz a eles que estavam procurando pelos milagres e não por Ele e que isso era pouca coisa. O que Ele tinha era muito melhor para dar a eles, porque iria lhes dar um pão por meio do qual jamais sentiriam fome. Jesus era e é o Alimento, em seu Corpo e em seu Sangue.

E você? Vai atrás de quem? Muitas pessoas que não receberam graças foram embora para as falsas religiões acreditando que um pé de coelho resolveria a vida delas, ou uma pirâmide, ou outros objetos e coisas, e assim sucessivamente. Mas assim como Pedro nós cremos. Pedro viu Jesus, por isso ele cria.

Só Jesus deve ser adorado. Diante de mais ninguém devemos nos prostrar, só diante de Jesus Cristo! Um dia O veremos e veremos a glória do céu. Ele vem do céu e todos os olhos O verão. Creia você também.

Falei tudo isso para mostrar que as pessoas viram Jesus Cristo e creram. E você?

Ninguém sabia o que tinha acontecido. Como Tomé disse que só acreditaria se tocasse nas Chagas de Jesus, nós também precisamos ver para acreditar. Passou-se uma semana e eles dizendo que Jesus estava vivo, mas Tomé mesmo assim não acreditava. E quando Jesus apareceu disse a ele [Tomé] que estava ali e que fosse tocá-Lo. E ele nem tocou e já acreditou, porque viu Senhor em sua frente. Primeiro, Jesus passou pela parede, como nos diz a Santa Escritura, e depois Ele o tocou. Toca-o e imediatamente este proclama do fundo do coração: “Meu Senhor e meu Deus!” todo admirado e espantado, a partir disso ele acreditou.

"Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna"
Foto: Wesley Almeida

Quando Jesus está na capela, ajoelhamos e nos prostramos sabendo que é Ele, mesmo não O vendo. Como você não viu? Os apóstolos viram, mas nós não vimos.

“Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!” (João 20, 28 e 29). Essa é a nossa essência. Tomé proclamou porque viu, bem-aventurados os que creram e não viram. E porque acreditamos sem ter o visto? Pelos testemunhos dos apóstolos: “Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus28, 20). Ninguém sabia o que tinha acontecido. Como Tomé disse que só acreditaria se tocasse nas Chagas de Jesus, nós também precisamos ver para acreditar. Passou-se uma semana e eles dizendo que Jesus estava vivo, mas Tomé mesmo assim não acreditava. E quando Jesus apareceu disse a ele [Tomé] que estava ali e que fosse tocá-Lo. E ele nem tocou e já acreditou, porque viu Senhor em sua frente. Primeiro, Jesus passou pela parede, como nos diz a Santa Escritura, e depois Ele o tocou. Toca-o e imediatamente este proclama do fundo do coração: “Meu Senhor e meu Deus!” todo admirado e espantado, a partir disso ele acreditou.

Quando Jesus está na capela, ajoelhamos e nos prostramos sabendo que é Ele, mesmo não O vendo. Como você não viu? Os apóstolos viram, mas nós não vimos.

“Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!” (João 20, 28 e 29). Essa é a nossa essência. Tomé proclamou porque viu, bem-aventurados os que creram e não viram. E porque acreditamos sem ter o visto? Pelos testemunhos dos apóstolos: “Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus28, 20).

O que Tomé vem trazer para nós? Este é o tempo dos bem-aventurados, dos que crêem sem ter visto.

Um justo pede e Deus jamais deixará de ajudá-lo. O Pai do céu lhe deu seu Filho, que se chama Jesus Cristo. É muito mais do que qualquer coisa perecível deste mundo. Ele é Deus e nos dá o Espírito Santo. Quando vamos à Santa Missa recebemos a Jesus Cristo, que é Deus.

Um dia O verei pessoalmente, mas hoje O vejo pela fé e Ele disse que jamais nos abandonará. Então nunca pense que Jesus o abandonou! Cremos, por essa razão, o problema está resolvido. Jesus está ao seu lado e cuida de você.

  Transcrição e adaptação: Eliziane Alves


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE: (12)3186 2600


 

↑ topo