Homens que apontam para o céu

OUÇA NA ÍNTEGRA ESSA HOMILIA

Hoje, certamente depois de Nosso Senhor, os pais são como que os donos desta festa que celebramos. Porque estes jovens receberam de vocês a vida e o ambiente necessário para cultivar as vocações. E como há mais alegria em dar do que em receber, a preciosidade dos filhos, que vocês entregaram à Igreja, estes filhos são mais ainda de vocês, sendo ordenados sacerdotes, eles não são tirados, e sim, transformados em sinal de Deus para tanta gente e também para vocês, pais destes jovens que eu vou ordenar agora.

Quando eu falo que pude entrar neste santuário, que é o coração destes seis jovens, que serão ordenados padres, é porque sempre me encantou a maravilha da obra de Deus. Como Deus é criativo, faz cada pessoa de um jeito. Hoje nós encontramos Jesus que faz perguntas ao povo a respeito de João Batista. Um homem que primou por uma absoluta honestidade a ponto de mandar fazer uma pergunta a Jesus: "És Tu aquele que estávamos esperando, ou devemos aguardar por outro?" Um homem que teve a coragem do anúncio da Palavra, a coragem da denúncia, da firmeza, um homem que aceitou viver para preparar a estrada para Jesus.

Eu poderia fazer esta pergunta a respeito de vocês, ou a respeito de cada um de vocês que estão aqui para serem ordenados. O que é que podemos encontrar nestes seis que serão sacerdotes? Homens, gente com história, com raça, pessoas decididas, homens que acertaram, mas que erraram muito na vida.

Não estou ordenando anjos, e vocês sabem bem disso, estou ordenando pessoas humanas, estou ordenando estas pessoas para que muitos outros homens, muitos outros jovens, tenham a coragem de hoje dizer: "Pode ser a minha vez!" Que alguém hoje, com a graça dessa ordenação, tenha a capacidade de se decidir e dizer: "O Senhor toca em meu coração, o Senhor mexe comigo!"

Estou ordenando hoje homens cristãos. Vocês são chamados a ser homens de Deus. O mais importante de suas vidas não é em primeiro lugar ser padre, mas é ter sido feito filho de Deus pelo batismo, ser templo do Espírito Santo, ter comunhão com este povo imenso de Deus, que participa da vocação de vocês. Com o desejo, o sonho profundo de viver com Jesus Cristo, de viver uma estrada de santidade e de perfeição da vida cristã. Por isso, tudo o que eles têm dentro do coração, vem da vida da comunidade cristã. Um padre é fruto do seu povo, e fruto da oração deste povo e do testemunho deste povo.

Que homens eu estou ordenando? Homens cristãos, católicos, homens chamados por Deus, tocados por este olhar especial de Nosso Senhor, que é uma vocação. Gosto de dizer nas ordenações: "Não existe cristão sem vocação". O grande servo de Deus João Paulo II dizia: "A vocação é um olhar amoroso de Deus sobre cada pessoa". Homens que foram contemplados, vistos, acolhidos, amados pessoalmente por Nosso Senhor.

Eu estou ordenando homens que foram chamados a uma das vocações novas, bonitas, presentes na Igreja. A ordenação acontece aqui na Canção Nova, porque os chamados por Deus descobriram a graça do carisma Canção Nova. "Monsenhor Jonas, este é o número maior de sacerdotes que nós temos até o dia de hoje!" Esses seis, que tiveram a experiência profunda daquilo que o carisma Canção Nova significa na Igreja, já me ouviram falar o que eu falo agora, eu disse há pouco tempo na Conferência Européia das Novas Ccomunidades: "O sacerdote – dentro de uma Nova Comunidade – é uma pessoa que aceita viver uma vida inteira em cima do fio da navalha!" Vocês são padres da Arquidiocese de Palmas (TO), que os acolheu; e tem o orgulho de ter vocês missionários da Igreja. Como a própria Igreja nos orientou, para o trato das vocações sacerdotais nas Novas Comunidades.

Ao mesmo tempo, vocês devem viver tudo o que é de um padre diocesano, e tudo aquilo que é de um membro da Comunidade Canção Nova, aqui não está a dificuldade, aqui está a graça, a graça de serem sacerdotes de uma forma bonita, nova, digna no coração da Igreja. São homens que têm uma missão muito especial! A Igreja não pode ter medo de anunciar as coisas novas, porque Deus é sempre novo, é sempre desafiador.

Não sejam pessoas que só tiram retrato da realidade, há muita gente capaz de fazer isso. Sejam pessoas que enxergam as coisas com o olhar de Deus, e com este olhar de Deus apontam para o alto, apontam para o melhor, para o inesperado, homens que apontam para o céu. Vale a pena ser padre deste jeito!

O desafio é que nunca deixem a tristeza tomar conta do coração de vocês! Sejam profetas da alegria, sejam homens sorridentes, mesmo quando encontrarem a cruz. A fonte desta alegria está no coração, vem de dentro, a fonte desta alegria é viver na graça de Deus. E por isso, se não querem viver na tristeza, sejam radicalmente homens que lutam contra o pecado, nunca se acomodem com a maldade.

Assim vocês poderão anunciar o Evangelho, não só com a própria boca, porque são pregadores, anunciadores da Boa Nova, mas todas as pessoas de hoje até o último dia da vida de vocês deverão ser tocadas pelo testemunho da verdadeira alegria, aquela que não vem de fora, mas só pode ser dom de Deus, porque é fruto do Espírito Santo.

Transcrição: Célia Grego
Áudio: Renan Felix
Fotos: Natalino Ueda

↑ topo