Jesus está pedindo os seus pecados

Jesus veio para redimir os pecadores

Frei Elias Vella
Foto: Paula Dizaró/cancaonova.com

É muito difícil entender a mente de Deus, porque a lógica d’Ele não é a nossa. Os critérios que Ele têm e usa é diferente dos nossos. Uma das coisas que é muito estranha para nós é a maneira como Ele escolheu os apóstolos.

Somos rigorosos para escolher alguém, pois escolhemos alguém que é líder. Mas Jesus ignora todas essas coisas, Ele quis construir a Sua Igreja em pessoas fracas. Ele, precisamente, escolheu Pedro, que não era um teólogo, era apenas um pescador. Ele não escolheu um sacerdote, um escriba que era especialista em interpretar a Bíblia ou os fariseus que eram cautelosos em observar as Leis.

Jesus escolheu pessoas simples e humildes, mas a coisa mais estranha foi escolher Mateus, porque ele era um publicano, era denominado como um pecador.

Os publicanos tinham o costume de ficar com uma grande quantia em seus bolsos. Naquele tempo não existiam computadores nem contadores e ninguém conseguia controlá-los. E mesmo assim Jesus olhou para Mateus e diz: “Vem e segue-me”. É uma vocação estranha, e o mais surpreendente é que Mateus aceita o convite.

Mateus estava diante daquelas riquezas e tinha de escolher, deixar tudo o que ele tinha e seguir Jesus ou dizer a Ele: “Muito obrigado pelo convite, eu tenho outras coisas a fazer”. Mas Mateus aceitou o convite.

Hoje, vejo que Deus está escolhendo um de nós. Não diga: “Eu sou fraco. Não tenho instrução”. Jesus está te escolhendo também, a única coisa necessária é ter um coração aberto para Ele. Seja você santo ou pecador, Jesus está aqui para reconstruí-lo, fazer de você uma nova criatura, para que o homem velho morra e o homem novo surja.

Precisamos deixar o apego ao dinheiro, apego ao conforto que estamos vivendo.

Nunca é fácil seguir Jesus, é sempre um risco, mas é um risco que vale a pena correr! É claro que quando os fariseus perceberam isso, ficaram escandalizados porque de acordo com a Lei Hebraica o contato que se tinha com o pecador, tornava o outro impuro também, e precisava ir ao Templo para se purificar novamente. Mas Jesus está ignorando tudo isso, porque Ele veio para aqueles que estão doentes e não para aqueles que estão sadios.

Mateus organizou um jantar em sua casa, e é lógico que os convidados dele eram os publicanos. Mateus não estava vivendo num ambiente saudável, ele estava em um ambiente de pecados, então seus amigos eram também pecadores. O convidado principal desse jantar era Jesus.

Os fariseus disseram aos discípulos: “Vocês sabem o que está acontecendo? Vocês não estão vendo que o Mestre de vocês está se tornando impuro de acordo com a lei?”. Bom, eu acredito que eles pararam e refletiram.

Jesus veio para redimir os pecadores, se eu dizer: “Eu não sou pecador”, estou dizendo que não preciso de d’Ele. Se estamos saudáveis não precisamos de médico, mas se não estamos saudáveis precisamos de médico. Por que os escribas nunca aceitaram Jesus? Porque acreditavam que não eram pecadores.

Os fariseus não eram pessoas más, eram pessoas boas, mas não acreditavam que precisavam de salvação. Esse era o erro, porque Jesus veio para nos salvar.

Eu tenho certeza que todo nós sabemos que precisamos de Jesus como nosso Salvador, todos nós sabemos que somos pecadores, e porque nós sabemos disso nós corremos até Ele.

Os fariseus olhavam para Deus como aquele que queria apenas fazer justiça, mas Ele é justo e misericordioso com todos nós!

Jesus está dizendo a cada um de nós: “Vem e segue-me”. Você não vai conseguir mudar a si mesmo com seus próprios poderes, mas pode se jogar no perdão de Deus.

Confira um trecho da homilia:

Leia mais: 
:: Jesus, o pecado e a confissão
:: Jesus ama consolar os que sofrem 

 

Transcrição e adaptação: Karina Silva

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo