Jovem: a Igreja conta com você

Dom Giovanni D`Aniello – Núncio Apostólico no Brasil
Foto: Luana de Oliveira/Cancaonova.com

Queridos arcebispos, bispos, padres, religiosos, leigos, e demais autoridades, saúdo com meu amor fraterno. Saúdo principalmente vocês queridos jovens, lhes dou o meu mais fraterno abraço, quero transmitir a cada um o abraço do Santo Padre o papa Bento XVI, posso dizer que estou imensamente feliz por está aqui hoje, neste evento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá ano que vem, nesta cidade.

O tema da JMJ/Rio2013 “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fl 4,4) é um eficaz remédio contra a fadiga da crença, para nós cristãos, a alegria é o nosso selo, precisamos fazer de tudo para sermos entusiastas desta alegria ao mundo.

No evangelho de hoje, vimos à parábola do semeador. Jesus nos convida a não nos preocuparmos demasiadamente com as dificuldades que encontramos na caminhada diária, Ele nos chama a confiarmos inteiramente Nele, pois nossa força vem Dele. Hoje Ele diz a cada um de nós: “Coragem!” Porque confiando Nele, teremos uma colheita abundante ao final da vida.

Cabe a cada um de nós, acolher com o coração grato a Palavra de Deus – boa semente. O coração insensível a Palavra é indiferente, representa uma vida superficial e mundana, já a terra boa, representa pelo coração é o coração que acolhe a palavra, trata-se de uma compreensão na ação, daqueles que se deixam evolver pela palavra de Deus.

Lembra-se do convite de São João: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus” (1 Jo 4,7). Este é um convite extraordinário que envolve toda nossa existência. Gostaria que este convite chegasse a você, como uma força de amor imenso, para isso precisamos, fixar nosso olhar na páscoa, sinal maior de amor do Pai por nós.

O amor de Deus por nós não é qualquer coisa, como o papa Bento XVI nos ensinou em sua encíclica Deus caritas est, ele não é uma coisa abstrata, mas sim real, possui um nome e um rosto: Jesus.

Jovens em contagem regressiva para a JMJ/rio2013
Foto: JMJ/rio2013.com/pt

  :: Veja + fotos também no Facebook
::. Confira a programação da Pré JMJ

Portanto, como filhos e filhas, devemos fazer com que o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, realize em nossa vida, para que isto aconteça é preciso permanecermos no amor. Permanecer no amor é desprender-se, como o próprio Senhor que se doou inteiramente a nós. O amor consiste nisso, esvaziar-nos para enchermos somente de Deus.

Queridos, temos recebido muito de Deus, e assim precisamos retribuir, apenas amando, se não formos capazes de amar, tudo que conquistarmos será insignificante, diante do amor de Deus por nós.

Que possamos aprender da cruz o verdadeiro sentido do amor, e assim, doarmos inteiramente aos outros, pois amando é que conheceremos a Deus, e sendo amigo de Deus, tornamos amigos uns dos outros.

Saiba que o amor de Deus gera a alegria, e a melhor forma de amar na alegria é a amizade, ela supera distâncias, limites, e é esta alegria que somos chamados a partilhar com os outros. A alegria é a fonte central da mensagem cristã, nos ensina Bento XVI.

Tenha a certeza que Deus é a fonte da nossa alegria, Ele deseja que participemos de sua alegria eterna, pois o valor profundo da nossa vida consiste em reconhecer, acolher que somos amados por Deus.

Meus amigos, sejam missionários entusiastas da nova evangelização, levem para suas escolas, universidades, grupos de trabalho a alegria do Senhor, pois o mundo moderno precisa do testemunho de vocês, sejam sal na terra e luz do mundo. Com o tua vida, testemunhe ao mundo o amor do Senhor, e assim, certamente vocês colaboraram para humanizar o mundo no qual vivemos.

Não tenhais medo, pois se o Senhor morar sempre em teu coração, se Ele for o centro de sua vida, nada poderá apagar a chama do amor de Deus, nada poderá roubar este amor de vocês. A Igreja conta com você, ela precisa de sua fé viva, de sua caridade, dinamismo, esperança, ela incube a vocês, a missão de serem discípulos e missionários de Cristo, por todo o mundo.

Que a Virgem Aparecida vos conduza a uma vida unida a Cristo, e vos tornem capazes de doarem tudo ao amor do Senhor.

Que Deus vos abençoe.

Transcrição e adaptação: Ricardo Gaiotti

↑ topo