O Espírito é a Luz que cura a cegueira da alma

Seminarista Williamys Bernardo

O Espírito é a Luz que cura a cegueira da alma

Santo Antônio, trombeta do Evangelho, pregou a Palavra de Deus incansavelmente e anunciou Jesus. Fazendo essa associação com o dia de adoração, quinta-feira, é impossível não lembrar também o milagre que esse santo realizou.

Uma pessoa duvidava da real presença de Jesus na Eucaristia, e disse para Santo Antônio: “Eu não acredito que ali está Jesus, na Eucaristia”; e colocando à prova o santo, novamente disse: “Se o meu jumento se prostrar diante da Eucaristia, eu acreditarei”, e assim Santo Antônio firmou ali a decisão.

O rapaz deixou o jumento três dias com fome. Quando o soltou, o jumento, tendo a opção de se alimentar, prostrou-se diante do Santíssimo Sacramento, e não escolheu saciar sua fome, mas prostrou-se diante do Criador.

Nós também precisamos nos prostrar diante da Eucaristia. Temos essa graça, somos a Igreja do Deus vivo na Eucaristia. Santo Antônio nos ajudou a entender isso, e por essa razão o tema dessa pregação, juntamente com a Palavra de Deus, é este: O Espírito é a luz que cura a cegueira da alma.

A fé que cura

“Ao aproximar-se Jesus de Jericó, um homem cego estava sentado à beira do caminho pedindo esmola. Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe: “Jesus de Nazaré está passando”. Então ele se pôs a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Os que iam adiante o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
Jesus parou e ordenou que o homem lhe fosse trazido. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou-lhe: “O que você quer que eu faça?”. “Senhor, eu quero ver”, respondeu ele.
Jesus lhe disse: “Recupere a visão! A sua fé o curou”. Imediatamente, ele recuperou a visão e seguiu Jesus, glorificando a Deus. Quando todo o povo viu isso, deu louvores a Deus” (Lc 18, 35-43).

Você já parou para pensar, lendo esse Evangelho, por que ele, o homem cego, que não conhecia Jesus, não tinha contato direto com Ele, fala “tende misericórdia” para um desconhecido? E a resposta é essa: “Recupere a visão! A sua fé o curou”. Porque ele acreditava, ele tinha fé, uma fé que era inabalável.

Ouviu falar que existia um tal de Jesus, um homem que curava, e ele acreditou. Nós precisamos ter atenção a isso, porque, mesmo sem ver, tocar, ele acreditou naquela pessoa, naquele homem que fazia tantos sinais, tantos prodígios. Talvez, se fôssemos nós, não seríamos como ele, não agiríamos como ele, porque nós buscaríamos sinais, buscaríamos, primeiro, conhecer Jesus, tocar-Lhe, ter esse contato direto para depois acreditar.

Somos esses homens e mulheres que precisam desse toque para acreditar, e a fé desse homem é um exemplo para nós, um exemplo de confiança no Senhor.

Confira a pregação completa:

↑ topo