O Papa e os jovens

Um jovem PHN é um jovem que está aí, como o próprio Jesus disse, para obedecer ao que Deus pede. Como é bom ver tantos jovens normais acreditarem no Evangelho e querendo vivê-lo.

A salvação do jovem é urgente

Existem hoje muitos querendo levar o Evangelho "aos poucos", uma tendência de ficar só neste lado menos exigente, menos comprometido do Evangelho. Este tipo de pregação "light" não respeita os jovens, porque enquanto vamos lentamente tentando evangelizar desta forma, eles vão sendo entregues à morte. A salvação que o jovem precisa é urgente. Deus vai lá onde ele se encontra para resgatá-lo da morte. Aqui está o segredo do PHN – por hoje eu não vou mais pecar.

"Eis que vos envio como cordeiros no meio de lobos". Algumas pessoas dizem que a Canção Nova é exagerada, mas é justamente este desafio que alcança o jovem. Papa Pio XII dizia que "o jovem é feito para o heroísmo".

Tive a graça e a oportunidade de acompanhar o Papa João Paulo II em várias Jornadas Mundiais da Juventude. Muitos jornalistas ficavam impressionados como um Sumo Pontífice tão conservador atraía tantos jovens. A grandeza de João Paulo II foi não escolher apenas algumas passagens bíblicas para pregar aos jovens, ele não titubeou, mas lhes mostrou o Evangelho como ele é. Foi extraordinária a forma como os jovens expressaram seu amor por ele, na última vez que ele apareceu em público, antes de morrer. Os jornalistas foram, então, entrevistar os jovens, perguntando-lhes por que eles gostavam tanto dele e estes responderam: "Nós gostamos dele porque tem a coragem de dizer a verdade, mesmo não sendo aquela que não queremos ouvir ". João Paulo II, certamente, foi o Papa da verdade, sem fazer concessões ao mundo.

Eu preciso dizer para vocês que nós temos hoje um Santo Padre extraordinário, pois Bento XVI é verdadeiramente um herdeiro desta fidelidade ao Evangelho. O problema é que aqui no Brasil, a mídia, às vezes, procura denegrir ou esconder a imagem do Papa.

Vocês sabiam, por acaso, que o número de pessoas nas Audiências da quarta-feira aumentou? Vocês sabiam que o Cardeal Ratzinger era o único [cardeal] que tinha um "fã-clube" internacional de jovens – os “Ratzinger boys”? Mas ninguém fala isso por aqui no Brasil. Quando foi anunciado que ele era o novo Papa, os jovens – na Praça de São Pedro – se abraçaram de alegria e o povo pulava e gritava como se fosse final de Copa do Mundo, pela alegria desta escolha.

Muitos perguntaram por que as pessoas estavam festejando tanto pela eleição de um Papa tão conservador assim. Mas, Bento XVI é certamente o maior teólogo vivo da atualidade.

Jovens do Brasil, preparem seus corações para receber o Santo Padre Bento XVI em sua visita ao Brasil! Somos privilegiados de recebê-lo, por isso vocês precisam também ser “Ratzinger boys”. Ele vem ao Brasil, e apesar de não viajar tanto como João Paulo II, por não ter condições de fazê-lo, não podemos deixar que ele morra sem que o percebamos. Por causa do carinho, que, temos aqui por João Paulo II, parece que ele continua sendo o nosso Papa, mas precisamos descobrir o tesouro que é este outro Papa.

Eu tive a graça de prestar serviços para a Congregação da Doutrina da Fé e pude encontrar-me algumas vezes com ele. Não é nada parecido com aquele perfil arrogante que as pessoas dizem. Ele é um homem humilde, servo da Palavra, fiel à Palavra e por isso denegrido, caluniado.

Ele é um homem humilde, servo da Palavra, fiel à Palavra

Hoje, dia em que celebramos os apóstolos Tito e Timóteo, dois santos, lembramos também aqui estes dois homens que pregaram o Evangelho, fiéis até o fim. Este é o espírito da Canção Nova, do PHN – ser fiel àquilo que Jesus deixou, porque o Evangelho nos conduz à vida. É o pecado que nos conduz à morte e nós queremos vida! Louvado seja Deus por estes dois homens, glorifiquemos a Deus e nos orgulhemos por ser católicos. Eu tenho orgulho de Bento XVI, nosso Pastor da Alemanha.

 Salmo 95

Transcrição: Tatiana Gomes
Fotos: Natalino Ueda

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo