Praticar a Palavra de Deus

Para mim é uma grande alegria partilhar com vocês a Palavra de Deus. Desde o dia que escutei a pregação do Papa Bento XVI no dia 13 de maio deste ano, sobre a necessidade do povo ser renovado na esperança, isso inquieta meu coração. E realmente nosso povo tem perdido a esperança, é isso que tem faltado em nosso povo e é isso que quero trabalhar com vocês hoje.

Padre Bruno, membro da Comunidade Canção Nova
Foto: Claudio Alan/CN

Em I Jo 2,14-17 diz: “Eu vos escrevi, jovens: sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo — a concupiscência humana, a cobiça dos olhos e a ostentação da riqueza — não vem do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, e também a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.

A Palavra de Deus precisa ser motivadora da esperança, nos direcionar, porque ela tem poder de restaurar e fazer novas todas as coisas, mas para isso é preciso vivê-la, colocá-la em prática.

E praticar a Palavra de Deus não é facil. É preciso coragem.

Viver a Palavra é assumir suas consequências. É viver no mundo, com todas as tribulações, desafios, sabendo que vivemos aqui, mas não pertencemos ao mundo. Nosso lugar é o céu. E para chegar lá é preciso trilhar um caminho, colocando em prática, no dia a dia, a Palavra de Deus.

O inimigo está a solta. Nós padres escutamos tantas coisas nos confessionários e percebemos o quanto a obra do inimigo é grande em destruir os filhos de Deus, as famílias, os jovens. Ele nos tenta, mas nós precisamos lembrar que ele já foi derrotado, como diz a Palavra: “Eu vos escrevi, jovens: sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno” (I Jo 2,14). É na vivência da Palavra que vencemos o inimigo.

Padre Bruno, membro da Comunidade Canção Nova
Foto: Claudio Alan/CN
 

“Quem faz a vontade de Deus permanece para sempre” (I Jo 2,17), e a vontade de Deus é que sejamos santos. É preciso viver a santidade diariamente, neste mundo onde encontramos o consumismo, egoísmo, que nos oferece tantas coisas, mas nada nos leva a fazer a vontade de Deus.

Nós precisamos viver no mundo, mas não pertencemos ao mundo. Ser de Deus não é ficar sentado, esperando que caia do céu, é preciso fazer a nossa parte, ir à luta e acreditar que há um Deus que me fortalece.

Por isso, escutar a Palavra é viver uma vida de decisões, de determinações. Não existe caminho de santidade se não vivermos uma determinação diária. Todos os dias renovamos nossa alegria, nossa disponibilidade a Deus.

Chega de viver no “mais ou menos”, de sermos “frios”, é preciso aquecer o coração no poder da palavra. Nós precisamos praticá-la e não vamos deixar de ser gente – tem horas que me sinto cansado, parece que não vou dar conta, mas continuo lutando pela santidade, eu não vou me entregar. O grande problema do mundo é que as pessoas desistem muito fácil das coisas. Os problemas vão passar, o mundo vai passar, tudo vai passar, mas Deus permanece.

Jesus mesmo falou que “quem quiser ser meu discípulo, tome sua cruz e siga-me”, eu preciso entender que a vida vai ser cheia de tribulações, mas é preciso vivê-la bem. Saber sofrer sem deixar de amar. Só viverei, tudo isso, se eu for tomado, no mais profundo do meu ser, da certeza que a Palavra de Deus tem poder de restauração.

Por isso é importante o estudo diário da Palavra. Começar o dia pegando a Bíblia e pedindo a Deus a direção que Ele quer dar.

Toda decisão que tomamos em nossa vida gera consequências, por isso é preciso buscar em Deus a orientação para tomar as decisões corretas. Muitos perdem tempo olhando para o que passou, mas é preciso recomeçar e viver pautado na Palavra de Deus.

É com minha vida que eu preciso testemunhar. Todos somos chamados a santidade, somos chamados a ser uma nova geração, a sermos homens novos, santos de calças jeans, de batom, chapinha, de brincos… eu gosto de imaginar as nossas imagens de santos no futuro. Quando pensamos nisso, achamos que é só para alguns, mas não, é para todos nós.

Repito, viver a Palavra exige determinação, coragem, sermos ousados, ter sede de levar a Palavra de Deus, de anunciar Jesus e denunciar o que está errado. Isso é ser cristão de verdade.

Quantas tentações passamos, mas não devemos ter medo. É preciso ter coragem, porque somos Filhos de Deus e quem vive em Jesus não pode ter medo das trevas.

Porque as pessoas não querem lutar mais? O mundo quer nos desviar das “Coisas do Alto”. Não podemos ser “cristãos lights”, em cima do muro. É preciso ser firme, ousado, fazermoss a nossa parte.

Padre Bruno, membro da Comunidade Canção Nova
Foto: Claudio Alan/CN

Em I Jo 3,18-22, diz: “Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! Aí está o critério para saber que somos da verdade; e com isto tranqüilizaremos na presença dele o nosso coração. Se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, podemos dirigir-nos a Deus com corajosa confiança. E qualquer coisa que pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado”.

Tenha coragem de pedir, mas tenha muito mais coragem de viver o que o Senhor nos pede. O grande problema é que nós queremos mas fazemos pouco. Para o milagre acontecer é preciso que nós façamos nossa parte, me decida por Jesus e confie n'Ele. É preciso que eu tome a decisão, que eu dê o passo inicial.

Vivendo a Palavra, sua vida será uma grande benção. Para a vitória acontecer é preciso passar pelo calvário. Não desanime. Coragem, a vitória virá. Viva a Palavra, faça sua parte que Deus vai fazer a Dele.

Transcrição e adaptação: Kellen Galvan

 Veja também:

:: Canção Nova lança Biblía on-line para dispositivos móveis

Conheça mais do nosso conteúdo:
:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:
:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:
:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo