Sê atrevido na tua oração

.: Ouça essa pregação na íntegra

Desejo partilhar com vocês o que o papa Bento XVI no diz sobre este tempo quaresmal, mas antes te convido a pegar o Evangelho do dia: Mt 7,7-12.

\”Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta. Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas\”.

Hoje, nós vamos meditar o valor e o poder da oração. Não existe nada mais importante do que estar em oração. Jesus está nos dizendo que é preciso bater, pedir, querer. A fé nasce pela escuta da Palavra.

Madre Teresa de Calcutá dizia: \”Reze e reze para que Deus te surpreenda\”. Deus quer te surpreender, meu irmão. Mas sabe o que acontece? Pedimos pouco, nos dirigimos pouco a Deus.

Assim diz o Catecismo da Igreja Católica sobre o valor da oração:

\”Orar é uma necessidade vital. A prova contrária não é menos convincente: se não nos deixarmos levar pelo Espírito, cairemos de novo na escravidão do pecado. Como o Espírito Santo pode ser \”nossa Vida\”, se nosso coração está longe dele? Nada se compara em valor à oração; ela torna possível o que é impossível, fácil o que é difícil. E impossível que caia em pecado o homem que reza\”. (CIC, art. 2744)

A Igreja ensina que ninguém pode dizer que não tem tempo de rezar, a oração se faz no dia-a-dia. Todos nós enfrentamos problemas, no trabalho e em casa. Para isso a Igreja nos ensina que é preciso estar em oração sempre.

São José Maria Escrivá dizia: \”Sê atrevido na sua oração e o Senhor te fará de tímido em audaz, de acanhado em apóstolo\”.

A Igreja nos ensina a não cair na tentação, a não dá \”corda\” aos pensamentos, aos impulsos. Tomou consciência que você se distraiu? Então volta rapinho para Deus. Se você quisesse marcar uma audiência com alguém muito importante, seria muito difícil conseguir, mas com Deus você pode falar quando quiser, com Ele não é preciso marcar hora.

Quanta gente pessimista na Igreja, pessoas que limitam o poder de Deus em suas vidas…
Somos chamados a nos exercitar na oração, tomando parte daquilo que a liturgia nos trás de mais profundo. Deus quer ter intimidade conosco, Ele quer ser incomodado por nós. É por isso que Jesus conta aquela parábola do homem que bate na porta do amigo em plena madrugada. Jesus está nos dizendo: \”Me incomode, incomode o Pai do céu\”. E é também por isso, que a Igreja nos chama a intimidade com Deus nesta quaresma: tempo de humilhação do coração na presença do Senhor.

Você precisa experimentar a força que há na oração, sendo atrevido na oração. Se tem uma coisa que o demônio sabe fazer é amputar as nossas boas ações, até mesmo através de nossos pecados. A Igreja é a voz de Deus nos chamando a uma reação, não rezar só para dizer o que está no nosso coração, mas para conhecer o que é vontade de Deus.

É preciso elevar o nível da tua oração. Talvez o desânimo tenha tomado conta da tua vida porque você parou de rezar. Elevemos o nível da nossa oração por este Brasil que está vivendo sob a corrupção e a injustiça. O nosso povo parou de rezar, parou de escutar a Deus, por isso estamos como estamos. Seja otimista, clame a Deus!

A tentação hoje é muito forte, por isso precisamos rezar para não cairmos nela. Preste atenção na maneira como você ouve as coisas.

Para criarmos um ouvido dócil a voz de Deus é preciso estar em oração. Não basta estar na Igreja todos os dias, pois sendo assim corremos o risco de nos tornarmos funcionários do altar. O Senhor quer nos dar as suas graças, mas antes devemos pedir.

Transcrição e áudio: Claudenilson José
Fotos: Anderson Nunes e Paulo Sérgio

.: Especial de Quaresma 2006 Retiro popular on line, Via Sacra, Campanha da Fraternidade e muito mais

↑ topo