Servos da arte

Padre Anderson
Foto: Wesley Almeida

Diante desta liturgia, nós vimos a Atalia, mãe dos filhos da descendência de Davi. Vimos que muitos foram morrendo, mas sobrou um que foi escondido para que acontecesse a hierarquia que foi passada de pai para filho, pois precisava ser passado o trono do rei Davi. Quando esta mulher ficou sabendo que tinha sobrado um e que este tinha se tornado rei, ela ficou louca e quis desfazer a aliança que o povo tinha feito com Deus.

Hoje podemos nos perguntar: "Quantas alianças nós fizemos com o Senhor, mas a desmanchamos? Muitas vezes, pensamos que ainda estamos na aliança, mas vamos nos desfazendo porque duvidamos de Deus, pensamos que somos pessoas desprezadas por Ele, que somos colocados às margens dos planos de Deus.

Nós precisamos estar atentos à aliança que um dia fizemos com Deus. “Senhor eu quero me entregar a Ti, colocar-me a serviço”. Não queira colocar o nome de artista, mas sim servos pela arte, porque, quando nos colocamos como artistas, vamos caminhando por outro lado. Todos gostam de receber elogios, aplausos, mas é preciso colocar cada coisa no devido lugar.

Nós ouvimos no Evangelho: "Onde está o seu tesouro, ali está o seu coração", mas podemos mudá-la para uma pergunta: "Onde está o seu coração? Onde estão os seus projetos, seus sonhos como a aliança com Deus?". Devemos nos perguntar frente às coisas que fazemos. O Senhor não quer saber se você O ama, Ele quer saber se você recebe o amor d’Ele.

O amor de Deus é dom, é virtude. Quando o recebemos, começamos a colocar os nossos dons a serviço; é aí que amamos a Deus. Quando nos sentimos amados por Ele, colocamo-nos a serviço e, então, somos capazes de amar os irmãos, porque ,através dos dons, somos capazes de transbordar Deus para que muitos sejam tocados. Porém, também podemos, nesse caminho, nos questionar: "Onde está mesmo o nosso tesouro?". Primeira dica: você está aceitando ser corrigido pelo outro ou você fecha a cara e não se permite ser corrigido? Quando encontramos o Senhor, precisamos aceitar a correção, no entanto, nos fazemos donos da verdade. Você aceita se colocar na humildade de reconhecer que errou?

Foto: Wesley Almeida

Segundo: Você está disposto a se colocar à disposição de Deus? Você tem coragem de colocar o seu dom à disposição do Senhor, de ser colocado em um outro lugar? Muitas vezes, colocamo-nos não a serviço de Deus, mas do nosso próprio ego.

Frente a isso, o outro passo que podemos dar para encontrar o nosso coração é nos perguntar o que estamos ganhando sendo ator ou atriz. O que você está cobrando dos outros ou de Deus, muitas vezes, dizendo: "Senhor, e aquilo de que estou precisando?" O que você está buscando na arte é um desejo pessoal seu? Onde está o seu tesouro ali está o seu coração.

Você está ajuntando tesouros ou riquezas? Os tesouros de Deus não passam, mas as riquezas deste mundo sim. Você não é artista, você é servo do dom. O que é riqueza passa o que é tesouro permanece.

Terceiro: o que você faz com o dom que você assume, é para louvar a Deus? Queira fazer, neste dia, uma aliança permanente com Deus. E se as outras alianças que você fez acabaram se desfazendo, disponha-se a retomar esta aliança com Deus.


Transcrição: Célia Grego

Veja também:
Participe da promoção 'Por Hoje não deixe de dançar'


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE (12)3186 2600

↑ topo