Sou capaz de amar

Eliana Ribeiro
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

Deus que é amor e nos criou assim. Se Deus é amor, eu também sou amor! Eu sou filha do amor! Eu trago em mim as marcas do eterno, marcas do amor. Uma grade capacidade de amar, porque eu sou filha do amor filha de Deus. Reconhecer isso é uma passo muito grande para o seguimento de Cristo. O que nos identifica como cristãos não o que fazemos mas o que somos.

Claro que o pecado original desfigurou a imagem e a semelhança de Deus. Deus que criou todas as coisas, fez os animais, as plantas e disse que era bom. Mas quando Deus fez o homem, Ele disse que era muito bom. Ele “babou” diante de sua criação. Mas quando Adão e Eva pecaram pela desobediência, ali na tentação eles se deixaram levar e aí entra a mancha do pecado em nós. Deus no seu infinito amor, envia seu filho para salvar. Jesus já veio para salvar. Jesus veio concebido pelo Espírito Santo no seio da virgem Maria, para nos salvar.

Jesus venceu a morte! Não há mais condenação! Jesus Cristo é meu salvador e veio para me salvar, para me libertar. Jesus que veio para libertar os oprimidos, os cativos realizou sua missão e nos resgatou. Jesus viveu, caminhou, até chorou quando viu seu amigo partir. Esse Deus homem que veio para nos salvar, deixou a grande mensagem, o grande mandamento:Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Nós não seremos reconhecidos pelos cantos que compomos, pelas pregações lindas que fazemos, pelos programas que apresentamos, pelas fotos que tiramos, mas pelo testemunho do amor. Porque essa é a nossa essência. Nascemos de um coração de Deus que ama incondicionalmente, um Deus que ama porque é amor. Se nascemos dali, se fomos gerados nessa dimensão somos também amor.

Se afirmamos que não conseguimos amar, podemos perceber que não conseguimos por força dos traumas e situações que vivemos ao longo da nossa vida, que foram desfigurando a nossa essência. Em nossa essência está a capacidade de Amar. Eu sou capaz de amar. Fui gerada no coração de Deus, coração amoroso de Deus. Eu sou capaz de amar! Citação I João 3,11-24. Pois essa é a mensagem que ouvistes desde o início….Quem não ama permanece na morte.

"Eu sou capaz de amar. Fui gerada no coração de Deus, afirma Eliana Ribeiro."
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

O amor que nós recebemos da mídia, amor de troca, amor de interesse, amor que na verdade não é amor, vai infiltrando em nossas vidas e nos deformando na realidade sobre o verdadeiro amor. Amor é decisão. O que é o amor de fato ? A palavra de Deus nos responde: Nisso sabemos: Jesus deu a vida por nós. Isso é amor de verdade. Tudo aquilo que vivemos na semana santa, vamos meditando, vamos nos lamentado e unindo as nossas misérias aos sofrimentos de Jesus na cruz, diante da dor do Senhor por cada um de nós, vamos entendendo o que é o verdadeiro amor.

Em que consiste o amor? O amor é Jesus dando sua vida pro cada um de nós! Quando o mundo estava no caos, em trevas, Deus todo poderoso nos dá a solução: Enviar seu Filho único para abrir o céu e a eternidade para nós. O que nos abre a porta do céu é amar, não temos escolha: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Se não fomos amados do jeito que nós gostaríamos, não amamos do jeito que Deus espera de nós. Mas quando desejamos muito mais ser amados do que amar, nós já começamos aqui um novo tempo, nova vida.

Como partilhei com vocês na pregação de hoje de manhã, a oração de cura interior que recebi me fez dar o passo te pedir perdão pro meu ex namorado e meus pais. Veja testemunho da Eliana Ribeiro pela manha de hoje. Eu decidi perdoar o meu pai e minha mãe. E o padre repetia lá na frente: “perdoe essas pessoas” Libere o perdão diga o nome das pessoas que o Senhor te revelou. A libertação está acontecendo em você. Você tá libertando essa pessoa dentro de você. Perdoar não é desculpar. É reconhecer o erro do outro e tomar a decisão de amar e perdoar.  Não é fácil! Mesmo diante de situações muito difíceis de relacionamento de namoro, amizade, trabalho, sempre há possibilidade de desajustes, desentendimentos. Isso é normal. O que é anormal é engavetarmos sentimentos ruins em relação aos outros, e vamos dando ênfase ao o que é péssimo nos outros.

O Padre que conduzia o momento de oração naquele retiro que participei, nos incentivou a libertar aquela pessoa de dentro de nós. E eu decidi perdoar meu pai e minha mãe pela ausência. E foi quando depois de abraçar a pessoa que estava ao meu lado eu avistei meus pais chegando naquele ginásio, vindo em minha direção. Me abraçaram pedindo perdão pra mim porque acompanharam aquela oração. Eu precisava perdoar. Hoje eu digo pra você. Tem muita gente morrendo porque não sabe perdoar.

Hoje eu entendo sendo mãe que não é a quantidade da presença, mas é qualidade da presença que é o mais importante. Filho não quer quantidade, filho quer qualidade. Você pode ficar fora, trabalhar mas quando chegar em casa, desligue de tudo que está lá fora. Filho quer conversar, passear, rir, assistir desenho e não deixar o controle nas mãos dele. Gastar tempo com os filhos é o ideal e é o que realmente constrói.

O Espírito Santo é capaz de mudar nosso coração de pedra em coração de carne. Eu sou capaz de perdoar, de amar porque, Deus é maior em mim. Eu preciso acreditar na força do amor de Deus por mim.Você está sendo amado, aceito de volta por Deus. É o amor de Deus que te envolve. Deus não te acusa, não te condena, mas simplesmente te ama. Deus te ama e te abraça com todas as as tuas misérias. Senhor reconhecemos que falhamos, que erramos com os outros. Reconhecemos que somos frágeis, somos fracos e caímos.

A partir de um perdão recebido de Deus, nós entendemos que precisamos dar o perdão a nós mesmos pelos erros cometidos. Precisamos pedir perdão às pessoas que magoamos, que ferimos e precisamos dar perdão e precisamos nos reconcilar com o próprio Deus. Precisamos até trabalhar a raiva que transferimos para Deus. Ele está derramando em nós todo o seu amor. Eu quero pedir pela força da palavra de Deus, pela força do Espírito Santo, que essa palavra agora reinflame a chama do amor e do perdão em cada um de nós. Desperta em nós Senhor a capacidade de amar. Vinde Espírito Santo de Deus! Vem preparar o nosso coração para o amor.

 

 

 

Trancrição e Adaptação: Cristiane Viana

↑ topo