A vida nova começa dentro de você

Lúcio Domício

Deus quer falar conosco e orientar nossa vida. Ele caminha e cuida de cada em especial.

“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado” (Romanos 6,6).

O que autor desta Palavra está querendo nos dizer é que há um tempo novo na nossa vida, e precisamos deixar para trás tudo aquilo que é passado.

Cada um de nós está de passagem nessa terra, pois tudo na vida passa, só o amor de Deus permanece. É assim que nós vivemos, deixando o pecado para trás e vivendo sempre o novo que Jesus tem para nós.

Mesmo estando tristes, angustiados, precisamos nos lembrar sempre de que Deus nos criou para sermos felizes mesmo diante das dificuldades. Já se perguntou se você é feliz? Diante desta pergunta, devemos ser verdadeiros e claros ao respondê-la, pois o Senhor nos fez para sermos felizes.

Muitas vezes, pensamos que a felicidade é o que está fora de nós como as conquistas, o que compramos, mas não é assim, pois a felicidade não se compra. A diferença é que, aquilo que está dentro de nós não passa e não pode ser comprado, mas conquistado. Somos felizes, porque Jesus Cristo já conquistou a vida nova para cada um de nós. Agora, precisamos assumir isso na nossa vida.

Está implícito, no coração do homem, o desejo de felicidade. Há três coisas que nos fazem felizes: ter Deus em nos nossos planos, viver no essencial e estar comprometido com os outros.

Deus nos criou para felicidade.

Para encontrar a felicidade e tocar na verdade que existe dentro de nós temos de estar com Deus. Contudo, precisamo deixá-Lo ocupar o primeiro lugar na nossa vida e, só depois, olharmos para nossos sonhos, desejos e vontades; assim, vamos colocando nossa vida em ordem. Não podemos inverter essa ordem. Ninguém é homem ou mulher-maravilha para conquistar tudo, por isso devemos aprender a lidar com as quedas e frustrações.

Não fomos escolhidos por Cristo para viver uma vida nova ausente d’Ele. Para seguir o Senhor precisamos carregar nossa cruz.

Ser feliz e ter Jesus no nosso coração, podendo, diante das situações da vida, da dor e do sofrimento, ter a delicadeza de escutar Cristo no coração para saber como agir e qual caminho seguir. Temos de querer o que Ele sonhou para cada um de nós. Se O tivermos em primeiro lugar na nossa vida, seremos felizes mesmo sofrendo. Portanto, devemos gastar tempo com o Senhor, reservar momentos para conversar com Ele, pois a nossa fé precisa ser amadurecida e aprofundada!

Muitas vezes, somos infelizes, porque queremos viver na ambição; acreditamos que, quanto mais temos melhor somos. Mas, na verdade, o material nos consome e ficamos doente. Portanto, temos de deixar passar o que passa para que não nos tornemos escravos das coisas dessa terra. Comecemos a fazer a experiência de nos desfazer das coisas para que possamos sentir paz e alegria.

Que, em nossa casa, possa faltar tudo, menos o olhar, o sorriso e a presença de Jesus!

É preciso ter a consciência de querer somente o que necessitamos e ajudar quem precisa; afinal, é simples viver. Temos de deixar passar o que passa nesta vida e ser humilde.

Para o céu levaremos somente o que cultivarmos dentro de nós. Aquele que quer ser feliz precisa sair de si e ter a coragem de quebrar o egoismo e os desejos. Há muitas pessoas precisando do nosso sorriso e do nosso abraço, e necessário observar mais ao nosso redor.

Dom Bosco, quando se encontrava com alguém, sabia que aquele jovem precisava sentir que Ele estava ali e O amava. Portanto, vamos fazer como o santo e ir ao encontro dos nossos familiares e amigos, mostrar a eles que os amamos e estamos ali sempre que precisarem. Assim, vamos vendo a vida nova brotar aos poucos, afinal é o Espírito Santo de Deus que transforma nosso interior.

Transcrição e adaptação: Thaís Rufino de Azevedo

0

↑ topo