Salvação: A Universalidade da Graça e a Resposta Cristã
Entenda a profundidade da palavra “salvação” através do Evangelho de Mateus. Descubra como a salvação se universalizou e a importância de viver uma vida de correspondência à graça. Proclamá-la para nós é algo muito simples, salvação. Mas a palavra do Senhor, ela vai nos revelar como que esta salvação vai se estabelecer na própria história da salvação.
Mateus e o Público-Alvo da Salvação
Para entender a salvação, vamos a Mateus, capítulo 1, versículo 1
Mateus, quando ele escreve o seu evangelho, ele está escrevendo para um público alvo. Ele quer atingir a consciência de um público, de pessoas, principalmente judeus convertidos do judaísmo para o cristianismo. Essa é a finalidade. Quando Mateus senta e começa a copilar os textos bíblicos, ele tem dentro do seu coração esse direcionamento. Enquanto Lucas vai escrever o seu evangelho pensando nos gentios, nos pagãos, Mateus está pensando nos judeus. Marcos, por exemplo, o seu evangelho é bem direcionado à comunidade que está em Roma, aos romanos.
Mateus escrevendo, visando judeus, ele começa dizendo assim, versículo um: “Livro da origem de Jesus Cristo, filho de quem? Filho de Davi e filho de Abraão.” Dois personagens importantíssimos na história do judaísmo.
Promessas Divinas e a Universalização da Salvação
Mas por que Mateus quer trazer esses dois personagens no indício do seu evangelho? Primeiro, porque para os judeus as promessas divinas da salvação feitas a Abraão em favor da humanidade vão se cumprir na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. E Davi é visto pelos judeus como esse homem que sobre ele há uma promessa. Que promessa é essa, padre? De reino eterno. Natã profetiza que Davi vai constituir um reino eterno.
Mateus começa apresentando esses dois personagens para depois ele decorrer o seu evangelho, vai mostrando para nós outros personagens que fazem parte dessa história de salvação. Mas num dado momento, Mateus apresenta para os judeus quatro mulheres estrangeiras, não judias, que entram também dentro desta história da salvação.
Com qual objetivo que Mateus apresenta essas quatro mulheres? Para dizer para a comunidade dos judeus que a salvação trazida por nosso Senhor Jesus Cristo agora ela não é restrita mais a um povo, o povo judeu. A salvação trazida por nosso Senhor Jesus Cristo agora ela se universaliza. É uma salvação universal que é alcançar todos os homens e mulheres de todos os tempos.
A Importância da Genealogia e a Plenitude dos Tempos
Se a gente for acompanhando esse processo, onde a salvação ela vai se estabelecendo, por a genealogia, qual a importância de Mateus abrir o seu evangelho com essa genealogia, citando inúmeros nomes até quando a gente vai ler nas missas, alguns sentem incômodo, “gerou fulano, gerou beltrano, gerou cicrano”, falando os nomes difíceis para chegar na figura de nosso Senhor Jesus Cristo.
Para os judeus era importantíssimo voltar aos seus antepassados. Era algo muito caro para o judeu voltar aos seus antepassados. Por quê? Porque voltando aos seus antepassados, nós podemos ver esse percurso da história da salvação que vai culminar na plenitude dos tempos, onde o verbo se faz carne e habita no meio de nós.
A Graça e a Resposta Necessária
Esta salvação trazida por Jesus, ela vai provocar em nós uma resposta a esse mistério de salvação, principalmente quando a salvação ela nos atinge por meio de uma palavra chamada graça. E graça que precisa ser correspondida.
Todos os dias eu e você fomos salvos por Deus por graça. Ninguém que está aqui, foi salvo por nosso Senhor Jesus Cristo por mérito. Eu não era merecedor, mas ele me alcançou. Ele me alcançou por graça. Isso é importantíssimo.
Se a salvação nos alcançou por graça, agora eu, agora você, precisamos viver uma vida de correspondência a essa graça. Consequentemente, o que vai se opor à salvação trazida por nosso Senhor Jesus Cristo? O pecado. Graça e pecado é água e óleo. Não se misturam.
Eu e você precisamos cada vez mais estar convictos se verdadeiramente a salvação de Jesus nos alcançou. Essa salvação, ela precisa ser visibilizada nos frutos que a graça de Deus agora começa a produzir em nós.
Leia também:
Judas ou João? 4 passos para escolher a santidade
Pecado: artimanhas do sistema do mundo
Amor de Deus
Salvação, esperança e júbilo: a missão de lutar sempre
A Condição de Salvo e a Origem do “Por Hoje Não”
Paulo escrevendo a comunidade de Corinto (Primeiro Coríntios, capítulo 6, versículo 8), ele vai usar essa expressão para os membros dessa comunidade. “Pelo contrário, vós que cometeis injustiça e fraudes, isso contra irmão, porventura ignorais que os injustos não terão parte no reino de Deus?”
E aí o apóstolo Paulo, ele vai escrever alguns personagens que se viverem nessas condições, não terão parte no reino de Deus. E ele usa essa expressão para a comunidade de Corinto: “Não vos iludais.”
A salvação, ela já foi estabelecida por Deus nas nossas vidas. E para nós cristãos, em que momento por excelência que nós fomos salvos? No momento em que fomos trazidos à casa de Deus e fomos batizados. Naquele momento, a salvação ela entra em nós. Agora nós fazemos parte de um povo salvo, porém que precisa corresponder a esse mistério de salvação.
Porém, uma vez que eu opto em viver dentro dessas realidades, nós poderíamos colocar, etc, etc, eu me distancio naturalmente da salvação.
O que significa PHN? Por hoje não. Se eu quero viver o mistério da salvação na minha vida, eu preciso proclamar todos os dias: “Por hoje não.” Hoje eu quero viver como um salvo. E como é que eu vivo como um salvo? Cada vez mais conformando a minha vida, a vida de nosso Senhor Jesus Cristo. Consequentemente eu vou eliminando da minha vida aquilo que não corresponde à salvação de nosso Senhor Jesus Cristo.
É estranho ver um batizado se comportando como pagão, imagina para o próprio pagão ver um batizado se comportando como ele e ainda por pior, justificando os seus comportamentos.
De onde que proveio esse por hoje não historicamente? Nessa época, a Canção Nova tentou estabelecer aqui dentro. Eles se reuniam lá no Capelão de Sapé e a Luzia queria que algum membro da comunidade participasse dessas reuniões para conhecer o trabalho deles por dentro. A pessoa escolhida na época fui eu. Então, todas as semanas, quando ia ter reunião dos alcoólatras anônimos, eu ia para a reunião para conhecer o trabalho por dentro.
Diante da decisão daquelas pessoas, “só por hoje, só por hoje”, brotou essa inspiração dentro do coração do nosso pai fundador. E a partir disso se estabeleceu esse lema: “por hoje não.”
Confira a pregação completa no vídeo abaixo:
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS