Espírito Santo, fonte de toda unção

Saiba como ser uma pessoa cheia do Espírito Santo, fonte de toda unção

A unção de Deus é uma escolha dEle para uma determinada missão, temporária e momentânea. Quando fomos batizados, recebemos o sacramento do batismo e fomos ungidos para sermos reis, profetas e sacerdotes.

espirito-santo-fonte-de-toda-uncao

Roberta Castro. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.ccom

Vamos refletir o chamado de Davi na palavra de Deus que está em I Samuel 16, 6-13 que diz: “E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o Senhor. Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o Senhor. Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.
Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui. Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.

Deus diz “meu olhar não é dos homens, o homem vê a aparência mas o Senhor vê o coração”. A unção de Deus é uma escolha dEle; é um chamado que independe de nós. Eu não posso escolher ou me candidatar a ser um escolhido. Você pode ter a capacitação técnica, e isso é um requisito, mas entenda que, quando falamos da unção, da graça de Deus que é capaz de gerar a graça da salvação na vida dos outros, quando falamos dessa unção, somente Deus pode escolher e capacitar.

O que nós podemos fazer é estar ofertados, rendidos e abandonados em Deus para que possamos ouvir qual é o meu chamado de hoje. Nessa passagem vem uma unção por um tempo na vida de Saul, mas depois, ele diz que não é mais Saul, elege Davi como o novo rei e ungido. Tudo é por um determinado tempo.

Muitas vezes nós ouvimos o chamado de Deus num determinado momento de nossas vidas e começamos a construir essa missão, mas nós ficamos estáticos onde criamos a nossa segurança e aprendemos o que precisamos fazer e como devemos fazer. Passamos a dominar essa missão e essa unção e achamos que ali é o nosso lugar. É aqui que tenho segurança.

Deixa eu te dizer, o chamado de Deus é dinâmico, ele se move a todo instante. Para estar na unção de Deus é preciso estar entregue, abandonado ao novo de Deus. Será que você teria coragem de ouvir hoje um novo chamado? E se a unção de Deus para a sua vida hoje está em algo diferente do que você sabe fazer, será que você daria passos?

A unção de Deus não está na construção de uma carreira a longo prazo daquilo que você quer fazer. A unção de Deus está em cada detalhe, cada passo, ela se move e o Espírito de Deus sopra onde Ele quer. Desapegue de todas as coisas para ouvir o seu chamado.

Quantas pessoas estão desanimadas, sem rumo porque não aguentam mais lutar, lutar, lutar e não sai do lugar. Pare de olhar para fora e olhe para dentro. Qual é a voz de Deus que grita de dentro para fora do seu coração? É ai que está a unção de Deus para você.

O mundo está sedento de vida real, da sua humanidade. O povo vai ouvir as músicas católicas e acaba ouvindo um mundo de ilusão. As pessoas querem as lutas do músico, as dores vivenciadas transformadas em canção. É a sua autenticidade que trará a unção para as suas canções.

Assista um trecho da pregação

Leia mais:

:: Não tenha medo da ação de Deus no seu ministério
:: A pessoa do Espírito Santo
:: A importância de ser cheio do Espírito Santo

 

imgpsh_fullsize (3)

Transcrição e adaptação: Fernanda Zapparoli


Roberta Castro


Médica Ginecologista, obstetra e especialista em terapia familiar

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo