Você alguma vez, viu tudo se desmoronar em sua vida?


Homilia de D. Alberto Taveira no 3º dia de congresso da RCC em vitória -ES. \”Como odres novos, que ninguém volte para casa com remendos\”.


Meus irmãos e minhas irmãs, a pouco tempo o Papa Bento XVI esteve falando das famílias na Polônia e agora está em Valência na Espanha também falando sobre a família. Mas, quando ele visitou o campo de concentração na Polônia, onde aconteceu o holocausto e tantas pessoas morreram violentamente. Ele visitou um museu onde mostrava o masacre, vendo tudo aquilo que foi feito de mal contra a pessoa humana, falou: \”porque Deus se calou? Ele não fez nada?\” Infelizmente, foi só isso que se espalhou, e os meios de comunicação só levou em conta esse trecho e questionaram \”o papa poderia está duvidando da fé?\”

.: Assista: trecho da homilia

Diante de tantas situações de violência, desunião nas famílias, tantos desempregos. Pergunto: você alguma vez viu tudo se desmoronar em sua vida? O que aconteceu com Jesus \”humanamente falando\” não deu em nada, acabou na cruz… Meus irmãos, o Deus que você crê desmoronou? Isso deve te remexer por dentro ao me ouvir falando isso. Mas, o profeta Izaias diz, que \”por suas chagas fomos curados\”.

Jesus, em sua agonia na cruz falou \”o Senhor me abandonou\”. Ele fez a experiência como Deus, experimentando em si a divisão, a solidão para reconciliar e refazer tudo em nós. O que digo a você tem haver com sua história. As suas enfermidades, a violência, situações de conflitos entre os países que parecem não ter solução, o holocausto, que aconteceu, tudo. Não existe nenhuma dor, e crise que não tenha sido assumido na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, o Senhor diz com toda a autoridade: \”Destruirei este templo e o reconstruirei em três dias\”.

Ele sentiu o mais profundo do sofrimento por amor de nós, e essa restauração é plano de Deus, pura graça dele em Jesus Cristo, mas também é responsabilidade nossa. Esse \”sede santos\”, se realiza hoje e não no mundo de cem anos atrás, o tempo para você ser santo é o de hoje aqui neste mundo e damos a nossa resposta fiel. É Nele que tudo foi feito e criado, e tudo se torna novo \”Eis que faço novas todas as coisas\”.

Aqui se chama \”Renovação Carismática Católica\”, pare e pense: renovar não está em você usar uma roupa diferente, mas se você não deixar que o Senhor entre no profundo do teu ser, não vai ficar lá dentro o que o Senhor tem. Se não for hoje o que o Senhor tem para você, saiba que está desperdiçando a graça que é sua. Deus quer que sejamos dóceis e totalmente doados aos outros.
A ação de Deus na nossa vida não é um fingimento, nem um teatro, a Santa Missa é um mistério em que eu deixo tudo que eu sou e deixo que Deus entre em mim. O Pai não deixa faltar a graça do Espírito Santo. Por isso, que você seja renovado, como odres novos, que ninguém volte para casa com remendos, e por favor saia daqui com algumas certezas no seu coração \”o mundo em que eu quero ser santo é esse\” Eu saiu daqui novo, homens e mulheres novos\”
O que Deus deu para a RCC não é para ela, mais para oferecer ao outro, só vai sair bem daqui quem sair apóstolo, que anuncia o amor aos outros. Peça ao Senhor pessoalmente que Ele renove você, nada de remendos, peça a Ele essa graça.

Transcrição: Manoela Almeida
Fotos: Anderson Nunes

↑ topo