O ofício dos Santos Arcanjos

O ofício dos Santos Arcanjos
Conheça ofício dos Santos Arcanjos

“Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!” (Sl 137)

Tenho uma triste notícia para nós: vamos morrer. Pode ser hoje, amanhã ou depois, mas vai acontecer. E esse Salmo diz que queremos estar diante de Deus, cantando com os anjos.

Que alegria se compreendêssemos o que estamos proclamando hoje! “Perante os vossos anjos, vou cantar-vos, ó Senhor.”

Celebramos, neste dia, a Festa dos Arcanjos. São Gregório diz que anjo não significa a natureza do seu ser, mas o ofício que ele tem. Deus, na sua infinita bondade, quis criar os anjos. Os demônios também são anjos que se rebelaram contra Deus.

O ofício dos Arcanjos

Anjo significa que aquele que portador de uma mensagem. A Palavra não diz aquilo que ele é, mas sim aquilo que Ele faz. Se os anjos têm o trabalho de levar a mensagem, os arcanjos têm o mesmo ofício, mas com um grau de importância maior.

Qual a diferença entre nosso anjo da guarda e dos arcanjos? Eles têm uma missão diferente. A Palavra ‘Miguel’ não significa o nome do anjo, mas o que ele faz; assim o mesmo com Rafael e Gabriel, que significam a missão que eles têm. Dentro dessa hierarquia, os arcanjos têm uma missão mais importante que os anjos.

“Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. E foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro.”

oficio dos santos arcanjosO ofício Miguel

A palavra ‘Miguel’, significa “Quem como Deus”, porque ele, junto com seus anjos, foi designado para derrotar o antigo dragão, o diabo. Miguel é o guerreiro de Deus, por isso seu estandarte é uma belíssima profissão de fé para nós.

Na nossa vida, “quem como Deus?”. Se professarmos essa fé – “Quem como Deus? – recorreremos a Deus, pois nada é como Ele. Quantas vezes recorremos a outras coisas e não a Deus? Quantas vezes confiamos nossa vida a fatos, circunstâncias e pessoas? Podemos correr o risco de vender nossa alma para o diabo.

Se nós fizermos essa profissão de fé, quando o mal bater à nossa porta, vamos dizer: “Quem com Deus?”.

Os anjos foram criados para nos proteger. A nossa diferença para com os anjos é que temos um coração e podemos sentir os mesmos sentimentos de Jesus. Quando eu professo a fé em Miguel, não ao anjo, mas à missão de combater o mal, eu professo “Quem como Deus?” .

Quais são as suas inquietações? Faça a profissão de fé que foi dada a esse arcanjo e deixe Deus tomar conta do seu coração. Dê espaço para Ele em sua vida.

Ao professarmos a missão de fé que foi dada a esse arcanjo, precisamos também dizer, com a vida, que o primeiro na nossa vida é Deus.

Que aconteça na sua vida o ofício Miguel “Quem como Deus”. Quando o mal vier e os vícios aparecerem, peça para que o arcanjo Miguel lute por você, pois não adianta clamar a proteção dos anjos e expor-se ao perigo.

O ofício Gabriel

O ofício Gabriel significa força de Deus, pois ele recebeu a missão de levar o anúncio do Salvador a Marial. Gabriel é o mensageiro por excelência, que trouxe de Deus a mais bela mensagem que alguém poderia ouvir: “O Verbo se fará carne”.

A expressão “Deus é forte” precisa ser uma profissão na nossa vida. A maior força do Senhor é fazer-se pequeno no ventre de uma mulher, para estar conosco até o fim dos tempos. Quando nos sentirmos só, a força de Deus se manifestará em cada instante da nossa vida.

Fazer a profissão de fé Gabriel “Deus é forte” é acreditarmos que o Senhor está conosco, que Ele se faz presente no Céu e aqui na Terra. A maior força de Deus é fazer-se pequeno para estar conosco sempre, sem perder a sua grandeza. Se Ele, na imensidão que é, não se fizesse pequeno, não caberia no nosso coração. Você não tem o direito de dizer que está sozinho, pois, pela força de Deus, Ele está sempre com você. A força de Deus é para quem tem a capacidade de fazer-se pequeno.

Leia mais:
.: Oração ao Anjo da Guarda, poderoso protetor
.: Quem é o meu anjo da guarda?
.: O auxílio dos anjos
.: Um anjo na nossa vida

O ofício Rafael

A terceira missão é Rafael, que significa “Deus cura”. O ofício que esse arcanjo tem é de professar que Deus cura, e a maior cura que Ele quer fazer é tirar a nossa cegueira para que O sigamos. Deus envia Seus arcanjos para que sejamos conduzidos por Ele.

O Senhor enviou Rafael a Tobias, para que ele o conduzisse em seu caminho.

Professe a fé Rafael ‘Deus Cura’ e deixe-se ser conduzido por Deus e para Ele.

A maior missão dos anjos é nos proteger, porque somos filhos de Deus, imagem e semelhança d’Ele. Nós só seremos protegidos por Rafael, Miguel e Gabriel se professarmos essas três maneiras de fé: “Quem como Deus”, “Força de Deus” e “Deus cura”.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

Assista essa pregação no cancaonova.com/play

↑ topo