PHN 2025

Salvação, esperança e júbilo: a missão de lutar sempre

Lutar sempre, desistir jamais: a inspiração de Santa Paulina

A Igreja, hoje, celebra uma santa da Igreja, a Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. E quando, nessa manhã de quarta-feira, rezando por esta missa, preparando o momento da partilha para estar com vocês, eu trouxe uma frase de Santa Paulina muito interessante em que ela diz assim: “Eu vejo que tudo é providência de Deus”. A providência de Deus que rege todas as coisas da nossa vida. Aqui na Canção Nova, nós buscamos estar atentos aos sinais, aos detalhes. Inclusive, não teria liturgia melhor para iniciar o PHN que não fosse essa. Mas olha o que ela trouxe para nós de exemplo. Ela traz uma frase dizendo o seguinte:

“Nunca, jamais desanimes, embora venham ventos contrários, nunca e jamais podemos desanimar, mesmo que venham ventos contrários.” Podemos dizer que quem vive o PHN luta diariamente, não pode desanimar. Olhe para quem está do seu lado e fala assim: “Lutar sempre! Desistir jamais!”

Padre Bruno Costa no PHN 2025 fala sobre Salvação, Esperança e Júbilo. Foto: Arquivo Canção Nova.

Salvação, esperança e júbilo: as palavras que nos guiam

Diante da certeza de que “O reino dos céus está próximo“, como não louvar a Deus por essas três palavras que vocês ouvirão ao decorrer de todo este encontro: salvação, esperança e júbilo. O reino dos céus está próximo e é preciso que nós tenhamos em nosso coração, em nossa vida, em nossa entrega, este desejo diário de proclamar salvação para todos os povos, esperança para todas as nações e júbilo. A ele a honra, a glória, o louvor. Nós estamos um ano jubilar, ano da esperança. Bendito seja Deus. E quando eu digo que nada é coincidência, tudo é providência, nesta 14ª semana do tempo comum, quando eu rezava essa palavra e vinha a primeira leitura, meu coração se encheu de júbilo.

LEIA TAMBÉM:
:: O PHN é um estilo de vida rumo à santidade
:: “PHN” é uma geração curada
:: Agenda de Eventos Canção Nova
:: Siga nosso perfil no TikToK

O exemplo de José do Egito

A primeira leitura, hoje, deixa clara a história de José do Egito, um homem que foi, dentro da história, um homem fiel. José, amado pelo Pai, odiado pelos irmãos, mas o homem que foi justo, vendido como escravo, exaltado como governador do Egito e provedor dos povos. Eu quero trazer sete realidades de José para que a gente traga para nossa vida.

O sonhador: Até os 17 anos, José foi um sonhador com os pés no chão, tendo sonhos proféticos grandiosos.

O escravo e o prisioneiro: Vendido pelos irmãos, tornou-se escravo e, mais tarde, prisioneiro após ser falsamente acusado. Mesmo diante das investidas e da prisão, ele não arredou o pé e permaneceu fiel.

O governador: Aos 30 anos, por interpretar os sonhos do faraó, José se tornou governador do Egito, recebendo poder para colocar o plano de Deus em curso. Deus honra a nossa fé.

O provedor: Aos 39 anos, em vez de se vingar, José perdoou seus irmãos, cuidou de toda a sua família e deu a eles o melhor da terra do Egito, ensinando que o mal se paga com o bem.

O visionário: Aos 110 anos, antes de morrer, José olhou para o futuro e profetizou, mostrando um olhar que ia além do seu tempo.

Nossa missão hoje: ser a Igreja viva que o mundo precisa

Um dia foi José, hoje sou eu e você. O cristianismo cresce por atração e nós temos essa grande missão neste mundo: mostrar quem é o Senhor da nossa vida na alegria ou na tristeza. Um dia, o Senhor escolheu 12. Hoje, Jesus escolhe todos nós para assumirmos a nossa missão de levarmos, com alegria, o que cremos. Chega de católico de IBGE! É tempo de levantarmos a bandeira da fidelidade e da perseverança.

Meus irmãos, mais do que nunca, é tempo de levantarmos a nossa voz. Eu não me preocupo com o barulho dos maus. O que me angustia é o silêncio dos bons. É preciso que despertem em nós. Temos as nossas limitações, mas sabemos quem é Jesus na nossa vida. Rezem pelos padres. Deixem de ser juízes. Ser padre no tempo de hoje é um desafio. Eu não estou mais preocupado com o que falam de mim. A minha preocupação é o que Deus sabe de mim. Isso é o fundamental.

Um testemunho de chamado e o convite do PHN 2025

Há 25 anos, eu nunca pensei em ser padre. Fui para a Canção Nova rezar pela minha campanha a vereador. No meio daquela multidão, Padre Jonas Abib profetizou: “Tem um jovem no nosso meio que está sentindo um grande chamado. É uma mudança total em sua vida. Em nome de Jesus. Fique em pé.” E quando eu levantei, eu disse: “Meu Deus, sou eu”. Eu me entreguei nas mãos do Senhor. Naquele altar, eu disse: “Eu era candidato a vereador, mas a minha eleição não é para a terra, minha eleição é para o céu. Eu quero ser padre”. 25 anos se passam e eu posso dizer com alegria: é plenamente feliz quem realiza a sua vocação.

#PHN2025. É preciso que nós despertemos para isso: Salvação para todos! Ainda há tempo. Vamos levar ao coração do povo a esperança, porque para Deus tudo é possível. Esse PHN será um divisor de águas se você tomar a decisão de vencer todo mal e começar de novo, proclamando para o mundo que Jesus é o Senhor da nossa vida.

*Transcrição e Adaptação: Adailton Batista

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.