Rogerinha

Eva: a mulher carnal e o desejo desordenado

Eva: a mulher carnal e o desejo desordenado

Pregação: Rogéria Moreira

Gênesis 3,18:  “E o Senhor Deus disse: Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer-lhe uma auxiliar que lhe corresponda”.

Olha a bondade de Deus, por não deixar que o homem fique sozinho, dá-lhe uma auxiliar. Porém, essa palavra “auxiliar” mexe muito com a gente, porque parece que rebaixa um pouquinho. A tradução para o português, a partir do latim, perdeu um pouco da força e do significado dessa palavra.

Na verdade, se formos traduzir, o Senhor vai dizer que vai dar um socorro de Deus. É isso que está traduzido pela palavra “auxiliar”.

Então, você não é somente uma auxiliar: você foi constituída, sonhada e pensada para ser um socorro de Deus.

Você, homem casado, olhe para a sua esposa e diga: “Você é o socorro de Deus na minha vida”.

E digo também para você, mulher solteira ou que ainda não descobriu a sua vocação, você continua sendo um socorro de Deus.

Edith Stein vai dizer que a mulher, em todos os lugares onde está, tem um dom muito especial: ela humaniza, ela traz a humanidade para fora, modifica o ambiente.

O ataque ao socorro de Deus

Sabemos que a serpente, com muita astúcia, foi diretamente ao socorro de Deus — naquela que deveria exercer um papel diferente — e foi no alvo.

Capítulo 3,1:

“A serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E disse à mulher: É verdade que Deus vos disse: Não comas de nenhuma das árvores do jardim?”

A mulher respondeu:

“Nós podemos comer o fruto das árvores do jardim, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim. Deus nos disse: Não comais dele, nem sequer o toqueis; ao contrário, morrereis”.

A serpente respondeu:

“De modo algum morrereis. Pelo contrário, Deus sabe que, no dia em que comerdes, vossos olhos se abrirão e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.”

O cenário da tentação

Onde estavam Adão e Eva naquele dia? No jardim. O estudo de Gênesis mostra que Deus tinha intimidade tão grande com o casal, que passeava com eles no jardim.

E foi justamente no jardim do Éden que a serpente, de forma astuta, foi diretamente ao socorro de Deus — à auxiliar que Ele havia dado ao homem — para tirá-la do jardim, roubá-la de Deus e enfraquecer o socorro d’Ele que somos na humanidade.

O mesmo golpe ainda hoje

Veja a astúcia da serpente! Eu lhe pergunto: quem está roubando você do jardim de Deus? Quem está roubando você da intimidade com Ele, do relacionamento diário com Ele, da conversa com Ele, da presença d’Ele na sua vida?

A serpente pode ser tudo, mas não é criativa. Ela repete. Continua roubando mulheres — e também homens — do jardim de Deus, da intimidade, do gosto de estar com Ele, da liberdade diante de Sua presença.

Assista à pregação completa:

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.