O cego Bartimeu (Marcos 10,46-52)
Pregador: Moisés Rocha
Você já se sentiu gritando, clamando por algo, e parecia que Jesus continuava andando, como se não estivesse nem aí para você? Pois é. Hoje, vamos entender por que isso acontece, mergulhando na história do cego Bartimeu, em Marcos 10.
Nós vamos analisar esse milagre a partir de uma ótica diferente. É sobre tirar lições para a nossa vida, para o nosso dia a dia. Então, prepara-se, porque eu vou lhe contar umas coisas que talvez você nunca tenha pensado.
Lição 1: Por que o seu grito não é ouvido?
A Bíblia diz que Bartimeu gritava: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”. E Jesus? Continuou andando. O povo mandava ele calar a boca; e quanto mais mandavam, mais ele gritava!
A primeira pergunta é: por que esse descaso de Jesus?
A resposta é a primeira lição: Alinhamento de Intenções. Muitas vezes, Jesus vai deixar a gente gritando, gritando e gritando porque, embora o nosso desejo seja bom, as nossas intenções estão corrompidas. Como diz Tiago 4,3: “Vocês não obtêm porque não sabem pedir. E vocês não sabem pedir porque pedem mal, porque as intenções de vocês são corrompidas”.
Pense comigo:
Você pede para ser chefe na empresa. É um desejo bom? Sim. Mas por quê? É para esfregar na cara da sua esposa que você deu um jeito na vida? Então, você não quer ser chefe, quer resolver um problema de casamento. A intenção está viciada. Jesus diz: “Grita mais um pouco aí, seja peão mais um pouco”.
A esposa reza pela cura do marido dependente químico. É um desejo bom? Claro. Mas a intenção é qual? É porque ela não aguenta mais, e quer voltar a dormir em paz? É porque tem vergonha das dívidas dele? Então ela não quer um marido novo, ela quer se ver livre do problema. Jesus diz: “Continua gritando mais um pouco aí, filha”.
Esse tempo em que você fica gritando serve para apurar, afunilar e purificar as intenções do seu coração. Porque enquanto a intenção for viciada, for maquinada, Jesus vai deixar você gritar.
Lição 2: O que você está disposto a jogar fora?
Depois de deixar Bartimeu gritar, Jesus finalmente diz: “Chamai-o”. A Bíblia conta que o cego, num salto, lançou fora a capa e foi até Jesus.
A capa não é coisa ruim, pelo contrário! No Antigo Testamento, a capa era proteção, identidade, era algo bom. E aqui está a segunda lição: a contrapartida. Para receber o milagre, muitas vezes você não vai ter que abandonar coisas ruins, mas sim coisas boas.
O Evangelho não é sobre escolher entre Deus e o diabo. É sobre escolher entre Deus e as suas capas.
É escolher ir à missa em vez de continuar deitado na sua cama quentinha. Ficar deitado é pecado? Não, é um direito seu, é a sua capa. Mas você a lança fora por algo maior.
Você quer filhos adolescentes que não sejam problemáticos? A contrapartida é gastar tempo na infância. É deixar a casa suja para brincar de boneca, chutar uma bola, assistir a desenho com eles.
A contrapartida tira você da zona de conforto. Tem que acordar mais cedo, tem que pegar fila, tem que suar. Deus está nos chamando para largar as coisas boas, os nossos direitos, em troca de algo muito maior.
Lição 3: Você tem certeza de que quer ver?
E chegamos na parte que parece ridícula. Jesus, o Filho de Deus, olha para um cego, que estava gritando há um tempão, e pergunta: “Que queres que eu te faça?”.
Isso se chama definição de vontade.
Jesus pergunta porque Ele respeita nosso livre-arbítrio. Ele está dizendo: “Você tem certeza? Você não tem noção do que está pedindo. Você está pronto para lidar com tudo o que vai acontecer depois que você começar a ver?”.
Porque tem gente que é cega e não quer ver.
“Ai, Deus, me ajuda a empreender, não aguento mais ser empregado!” Você tem certeza? Porque, sendo empregado, você mete um atestado e pronto. Como empreendedor, não tem para quem entregar o atestado. Vai ter que pagar imposto, lidar com funcionário, não vai parar em casa. Pensando bem… talvez seja melhor continuar “cego”.
“Meu Deus, coloca um homem de Deus na vida da minha filha!” A senhora tem certeza? Porque se ele vier, vai querer casar com ela, talvez passe num concurso e a leve para outro lado do país. A senhora está pronta para isso? Ou vai ficar chorando que o homem que você tanto pediu levou sua única filha embora?
Jesus pergunta, porque o milagre tem consequências. Ele quer saber se você realmente quer com todas as implicações que vêm junto.
Então, antes de gritar de novo, pense nessas três coisas:
Suas intenções estão alinhadas com a vontade de Deus?
Qual capa boa você precisa lançar fora como contrapartida?
Você tem certeza absoluta de que quer ver?
Se a resposta for sim para tudo isso, então pode gritar. Porque Ele vai parar, vai chamá-lo e vai dizer: “Vai, a tua fé te salvou”.
Assista a pregação:
Confira algumas fotos:
Leia tambén:
:: Seus olhos se abriram no partir do pão
:: Para ver é preciso crer
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS